"Eu não tenho idade. Tenho vida." (Vânia Toledo)

sábado, 18 de abril de 2015

Paulo Afonso sediou IV Conferência Territorial do Idoso

ASCOM/PMPA
Paulo Afonso (BA) - Governo da Bahia, com apoio da Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizou nesta quinta-feira, dia 16 de abril, no Memorial Chesf, a IV Conferência Territorial do Idoso. O encontro discutiu as principais demandas das pessoas da terceira idade e propôs ações que compuseram um relatório a ser apresentado nas etapas estadual e nacional da conferência, a partir da coleta dos dados. Este passo a passo das Conferências dos Direitos das Pessoas Idosas dos Territórios de Identidade do Estado da Bahia, busca responder às dúvidas frequentes apresentadas por conselhos e órgãos gestores municipais na realização de suas conferências.

Participaram do encontro: o prefeito Anilton Bastos; o vice-prefeito Jugurta Nepomuceno Agra; o presidente do Conselho Municipal do Idosos, Daniilson Fortes; grupos da terceira idade dos CRAS; representantes da sociedade civil e dos Poderes Executivo e Legislativo de Paulo Afonso e outros municípios que compõem o Território de Identidade Itaparica; secretários municipais e representantes do 20º Batalhão da Polícia Militar.

ASCOM/PMPA
Os palestrantes foram o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Leobson Teles e o sociólogo e membro do Conselho Estadual do Idoso, José Leôncio Rodrigues de Brito.

ASCOM/PMPA
Os temas discutidos nos três eixos foram: Pessoa Idosa - Empoderamento e Protagonismo na conquista dos seus direitos; Financiamento - Criação e gestão de fundos de direitos da pessoa idosa; Gestão das políticas públicas para a pessoa idosa.

No final da conferência, os participantes elegeram os representantes do território que participarão da etapa estadual, a ser realizada em julho deste ano em Salvador, quando as propostas dos municípios que compõem o território de identidade serão novamente discutidas e votadas. As melhores ideias apresentadas serão novamente discutidas e votadas na Conferência Nacional, no mês de novembro, em Brasília, retornando à população em forma de políticas públicas, beneficiando toda a categoria. Foram eleitos sete delegados, sendo quatro representantes da sociedade civil e três do Poder Público.



Autor: ASCOM/PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário