"Eu não tenho idade. Tenho vida." (Vânia Toledo)

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Pablo Escobar Jr.: "Pablo Escobar's Private Jail"

A luxuosa prisão construida em 1991 para receber Pablo Escobar, o maior traficante de droga colombiano de todos os tempos, vai ser convertida num asilo para idosos.

La Catedral, el lujoso penal construido para Escobar, se convierte en un asilo
Vista de la Catedral, el lujoso penal construido para Pablo Escobar 

"A Catedral", como era conhecida a prisão construida quando o traficante de drogas colombiano Pablo Escobar se entregou às autoridades em 1991, irá ser convertida, 20 anos depois, num asilo para idosos sem recursos, avançou o jornal espanhol "ABC".

Escobar esteve naquela prisão pouco mais de um ano, após ter firmado um acordo com o então presidente colombiano, César Gaviria, segundo o qual o chefe do cartel da droga de Medellín aceitava ser preso em troca da anulação, por parte do Governo colombiano, de uma ordem de extradição para os Estados Unidos da América.



A prisão, localizada numa aldeia do município de Envigado, vizinho da cidade de Medellín, contava com luxuosos alojamentos, salas de jogo, ginásio, campo de futebol e até uma cascata natural, tendo as portas abertas e sem restrições para os familiares, amigos e sócios do traficante. Com vista previligiada sobre Medellín, era nesta "prisão dourada" que Escobar controlava os seus negócios ilegais e encomendava assassinatos, que eram consumados no interior da mesma prisão, onde também dava festas onde abundava o álcool, as drogas e as mulheres.

Quando o escândalo se tornou conhecido da opinião pública, o presidente da Colômbia foi obrigado a mudar Escobar para uma prisão a sério. No entanto, aquele que era considerado o maior traficante de droga da história da Colômbia, tomou conhecimento da decisão presidencial e na noite de 21 de julho de 1992 evadiu-se da "Catedral".

Com a fuga de Escobar, a prisão ficou vazia e as populações vizinhas, persuadidas de que dentro dos seus muros se escondia uma fortuna, saquearam o edifício durante meses a fio, não deixando praticamente pedra sobre pedra. Durante anos as ruínas da prisão passaram a ser um lugar de peregrinação para os turistas, sobretudo estrangeiros. O destino da prisão só mudou em 2007, quando um grupo de monjes beneditinos a começou a recuperar, transformando-a num espaço de oração.

Agora, cinco anos depois da chegada dos beneditinos, a "Catedral" está prestes a converter-se num asilo para idosos da região, que abrirá as portas em setembro próximo. "Será um abrigo para pessoas de poucos recursos ou desamparados que não terão de pagar nada para aqui estarem", assegura um dos monjes, adiantando que alguns dos membros da comunidade beneditina já estão a adquirir conhecimentos médicos para melhor poderem cuidar dos idosos que irão receber naquele espaço.

Pablo Escobar acabou por ser morto pela polícia colombiana, em dezembro de 1993, um ano e meio depois da sua fuga.

Fonte: DN Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário