"Eu não tenho idade. Tenho vida." (Vânia Toledo)

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Saúde: O que é a eletroneuromiografia?

Imagem: Internet

A eletroneuromiografia é um exame que permite diagnosticar lesões de nervos e doenças dos nervos e músculos. Deve ser realizada por um profissional médico com conhecimentos da anatomia e fisiologia dessas estruturas, bem como das doenças que podem afetá-las.

O exame consiste de duas partes: a eletroneurografia e a eletromiografia.

Durante a eletroneurografia, sensores (eletrodos) adesivos são aderidos à pele sobre alguns músculos e também sobre o trajeto de alguns nervos e pequenos estímulos elétricos são aplicados em pontos capazes de produzir atividade nesses nervos e músculos, que é captada pelo equipamento. Os estímulos se parecem mais com pequenas "pancadas" do que com "choques". São em geral muito bem tolerados, até por crianças a partir dos 6-7 anos de idade.

Durante a eletromiografia, um único eletrodo capaz de perfurar a pele é inserido, como se fosse uma agulha de acupuntura, na pele acima de alguns músculos, e se pede ao paciente que realize algumas contrações musculares voluntárias; o objetivo é analisar a atividade (o "eletro") dos músculos em estudo. Novamente, o desconforto causado é mínimo e perfeitamente tolerável.

São poucas as contra-indicações para o exame: presença de marca-passo cardíaco (eletroneurografia), uso de anticoagulantes (eletromiografia).

Como preparo para o exame, deve-se evitar utilizar cremes hidratantes em qualquer parte do corpo nas 24 horas anteriores ao exame, pois vestígios desses produtos dificultam a aderência dos eletrodos de eletroneurografia. Também é importante levar calções ou saias para o caso de exames dos membros inferiores.

Finalmente, cabe lembrar que o exame deve ser sempre bilateral, pois a maioria das doenças que afetam um membro também pode afetar o contralateral, e muitas vezes é importante comparar os achados de um nervo ou músculo com aqueles do membro sadio.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Terceira idade abre inscrições para cursos

Artesanato em jornal
Foto: Internet

Gaspar (SC) - A Assessoria de Assuntos para a Terceira Idade de Gaspar está com inscrições abertas para quatro cursos que serão oferecidos gratuitamente em 2014. Os interessados devem se matricular até o dia 28 de fevereiro, na sede da Assessoria, no Gascic. O atendimento acontece das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. Para realizar a inscrição é necessário ter mais de 60 anos e apresentar CPF, RG e comprovante de residência. Serão oferecidos cursos de artesanato com jornal; bordado; patchwork; e tricô e crochê. As aulas começam no dia 5 de março e acontecerão uma vez por semana na sede da Assessoria de Assuntos para a Terceira Idade.


Horários
Artesanato com jornal - às quintas-feiras, das 8h às 11h ou das 13h30min às 16h30min. 
Bordado - às quintas-feiras, das 8h às 11h. 
Patchwork - às terças, quartas e sextas-feiras, das 8h às 10h e das 10h ao meio-dia e às terças e quartas-feiras, das 13h às 15h e 15h às 17h. 
Tricô e crochê - às quintas-feiras, das 8h às 11h e das 13h30min às 16h30.

O que significa patchwork

Foto: Internet
A tradução literal de patchwork é "trabalho com retalho". É uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados. O patchwork é a parte superior ou topo do trabalho, já o trabalho completo é o acolchoado, formado pelo topo mais a manta acrílica e o tecido fundo, tudo preso por uma técnica conhecida como quilting ou acolchoamento.


Fonte: Jornal Metas (com adaptações)

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Prefeitura realiza projeto Conviver que teve início a partir do último sábado, 22

Projeto Conviver será realizado no Parque do Bom Menino e tem
como público-alvo os integrantes do São Luís Saudável
Foto: Fabrício Cunha

São Luís (MA) - A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Desportos e Lazer (Semdel), deu início no último sábado (22) ao projeto Conviver. Para marcar a primeira edição do programa foi realizado o Baile da Terceira Idade, com início a partir das 9h, no Parque do Bom Menino. A atividade é voltada para idosos e se estenderá até o dia 28 de março.

A programação conta com oficinas de artesanatos, aulas de ginástica, palestras com psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e com o neuropsiquiatra Ruy Palhano. As ações têm como público-alvo os idosos do projeto São Luís Saudável, já em execução em várias áreas de São Luís com o objetivo de estimular a prática de atividades físicas, esportivas e lazer, buscando a melhoria da qualidade de vida e saúde da população.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Primeira turma da Faculdade Aberta da Terceira Idade é formada em Itapecerica da Serra

Por: Ane Greice Passos

Emoção dos alunos, momentos antes de receberem o canudo da faculdade da terceira idade.
Foto: Ane Greice Passos

Itapecerica da Serra ( SP) - No último sábado, 22, a faculdade Anhanguera em uma parceria com a prefeitura de Itapecerica da Serra, formou 48 pessoas na primeira turma da terceira idade do município. A cerimônia ocorreu no Seminário Maria Mater Ecclesiae e contou com a presença do prefeito Chuvisco, presidente da câmara Cicero Costa, vereadores Gerson Lazarin e Fabinho Gêmeos e o Padre Odair Eustáquio, grande parceiro da turma.

Com início às 10h, a cerimônia de formatura da turma da terceira idade, contemplou 23 alunos, que fizeram parte do convênio com a prefeitura de Itapecerica da Serra, com idade superior a 60 anos, o restante da turma pagou um valor simbólico. Segundo o prefeito Chuvisco a cidade disponibiliza 50 bolsas de estudos para o curso, mas a primeira turma não atingiu o número de bolsistas.

Amarildo, falou para o Jornal na Net sobre a satisfação em participar da cerimônia de colação de grau e a felicidade que viu nos rostos dos formandos e familiares. “É uma satisfação imensa para a família e orgulho para eles, que mesmo com uma idade avançada, tiveram o privilégio de se formar e ter um curso superior em mãos”, destacou o prefeito.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Programa Profissão Sucesso - Cuidador de Idoso

De olho na tela...

Com os avanços da medicina e o aumento da qualidade de vida, a população em todo o mundo tende a viver por mais tempo. Dessa forma, o número de idosos aumenta, e aumenta também a necessidade de profissionais que possam lidar com pessoas que merecem cuidados especiais. Pois éh, hoje nós vamos falar sobre o trabalho do cuidador de idosos. Uma carreira que nada lembra o que ocorria no passado, nos asilos e clínicas e hoje tem gerado um bom mercado de trabalho.




Fonte: Internet / Youtube (SBT)

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Baile de carnaval da terceira idade anima idosos em abrigo no Amapá

Ao som de marchinhas que marcaram época mais de 50 idosos se divertiram.
Bateria de escola de samba também animou a folia em abrigo.

Marchinhas de carnaval e muito samba animaram os idosos
(Foto: Gabriel Dias/G1)

Macapá (AP) - A animação em época de Carnaval não tem idade. Sendo assim, mais de 50 idosos que vivem no abrigo São José, localizado no bairro Santa Rita, na Zona Oeste de Macapá, participaram na noite da última quarta-feira (19) do baile de carnaval da terceira idade. As tradicionais marchinhas de carnaval e a apresentação da bateria de uma escola de samba animaram os idosos.

Iveto Rodrigues vive no abrigo há 9 anos

(Foto: Gabriel Dias/G1)

Iveto Rodrigues, de 76 anos, conta que já brincou em muitos bailes de carnaval durante a juventude. Ele que vive no abrigo há 9 anos diz sempre esperar a chegada desta época para dividir com os amigos a alegria do carnaval.

"É maravilhoso poder ter essa festa, onde a gente se diverte e volta a ser jovem por um dia. Hoje estou feliz por poder comemorar um carnaval ao lado de pessoas que tanto gosto e que cuidam bem de mim", disse.

Maria Raimunda Ramos, de 68 anos, que vive no abrigo há 6 anos aproveitou a oportunidade para dançar ao som das marchinhas que, segundo ela, marcaram a juventude. "Fico feliz de poder relembrar momentos felizes da minha vida, escutando as marchinhas de carnaval que eu dançava quando era jovem. Ainda arrisco alguns passos para poder comemorar essa época com alegria", diz Maria.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Saúde faz atendimento preventivo na Terceira Idade

O atendimento especial aconteceu na tarde de ontem
Rondonópolis (MT) - As equipes da Unidade do Programa de Saúde da Família – PSF Parque das Rosas e do Departamento de Ações Programáticas do Município uniram forças para levar serviços de prevenção aos frequentadores da Associação de Apoio à Terceira Idade (AATI). Homens e mulheres foram beneficiados com orientação sobre hanseníase, tuberculose, hipertensão e diabetes, exame de pele em pessoas com manchas suspeitas e verificação da Pressão Arterial – PA. O atendimento especial aconteceu na tarde de ontem.

Rafael Ubida – enfermeiro coordenador do PSF – conta que a equipe daquela unidade se desloca para oferecer um serviço especial ao grupo da AATI, todas as quartas-feiras. A cada semana eles realizam uma ação específica de prevenção em saúde e atendimento individualizado. Lourenço Ribeiro da Cruz Neto – responsável pelo Programa de Hanseníase e Tuberculose em Rondonópolis, conta que a equipe da Secretaria de Saúde realiza ações específicas naquela unidade pelo menos três vezes ao ano.

Lourenço Neto que atuou na ação desta quarta, antecipou que qualquer caso de suspeita de hanseníase e tuberculose entre as pessoas que participam das atividades da AATI deve ser encaminhado imediatamente para tratamento especializado na Rede de Saúde Pública da cidade.


quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Matéria de 2012: Médico utiliza receita para mandar recado a farmacêutico

Ele pede que o farmacêutico "pare de perder tempo com picuinha".
Médico alega que se irritou com a burocracia para a compra do remédio.


Por Renato Ferezim

São José dos Campos (SP) - Um médico, que atende no Hospital Municipal de São José dos Campos, se utilizou de uma maneira pouco usual para mandar um recado ao farmacêutico que se recusou a fornecer medicamentos a uma paciente. Ao final da receita ele adicionou a seguinte frase: "Pare de perder tempo com picuinha, grato".
Hospital Municipal de São José dos Campos
(Foto: Reprodução/TV Vanguarda)

A receita com o recado foi feita após a paciente, uma mulher de 66 anos, procurar o hospital em 26 de maio de 2012, quando precisava de remédios para o controle de pressão. "Ele fez uma receita de 25 mg e o farmacêutico disse que, pela farmácia popular, só tinha o produto com 50 mg", conta Maria Chagas, a paciente.

Ela então voltou ao hospital e o médico teria apenas alterado a quantidade na receita. "Voltei à farmácia e o farmacêutico não aceitou por causa das rasuras", diz Maria.

A paciente voltou pela terceira vez ao hospital e afirma ter sido destratada. "O médico disse que eu deveria mandar a farmácia popular 'plantar batata' e que meus retornos ao hospital ocupariam o lugar de outras pessoas", conta.

Na ocasião, a aposentada relatou a história apenas aos funcionários da farmácia. Na última segunda-feira o caso se tornou público quando a paciente comentou o caso com parentes. "Ela ficou com medo de irmos tirar satisfação com o médico. Ela reclamou para funcionárias, que apenas disseram que 'iam ver'", diz Bruna Chagas, neta da paciente.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Novidade em Florianópolis, espaço da terceira idade oferece atividades diárias

Idosos passam o dia cercados de novos amigos e à noite voltam para suas famílias
Enfermeiros (de branco) participam de atividades educativas com os idosos
Foto: Eduardo Valente /ND

Florianópolis (SC) - Os dias solitários da aposentada Dulce Oliveira, 81 anos, terminaram no dia 7 de janeiro deste ano. Foi quando ela e a família descobriram o Espaço da Terceira Idade Recanto do Arvoredo, no bairro Santa Mônica, em Florianópolis. Fisioterapia, alimentação adequada e atividades educativas ocupam o dia dos idosos que frequentam o lugar. Ao contrário dos tradicionais asilos, o espaço atende os idosos apenas em horário comercial. Assim, eles podem retornar para casa no final do dia. “É uma forma que encontramos para que essas pessoas não percam o convívio familiar”, disse Eliane Fauth, diretora do Recanto.

O serviço de transporte do Recanto busca Dulce por volta das 9h e, após tomar café da manhã, a agenda fica cheia. “Faço fisioterapia e depois leio parte dos jornais. Aqui também temos lanche, brincadeiras e outras atividades. É bom porque não fico parada e muito menos sozinha. Têm outras pessoas pra conversar e se distrair. A família também gosta porque não precisa se preocupar com a gente enquanto trabalham, e a gente não se preocupa se vamos atrapalhar eles”, contou Dulce.

Ela trocou a cuidadora particular pelo Recanto, e ganhou duas amigas: Olga Castilho, 70, e Adyr Coelho, 79. “Conversamos bastante durante o dia. Fazemos as atividades juntas e também nos ajudamos. Aqui é mais fácil para se manter sempre ocupada”, disse Olga.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Operadoras de planos de saúde dificultam a contratação de serviços para idosos

Fonte: Internet

Os brasileiros com mais de 60 anos que desejam contratar um convênio médico precisam enfrentar uma verdadeira saga. Parte das grandes operadoras deixou de fazer acordos de planos individuais e algumas sugerem ao idoso que se associe a outras pessoas e faça um pacote empresarial, o que o obrigada a abrir um negócio, ao menos no papel. As corretoras assumem que recebem orientação das empresas para não negociarem com pessoas de mais de 59 anos. Esse tipo de discriminação chamou a atenção da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, que promete partir para cima das companhias e puni-las por essa e outras infrações.

Para cobrar as operadoras, a Senacon deve se basear nas reclamações feitas em sua ouvidoria, na da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e nos órgãos de defesa do consumidor. E não faltarão registros contra as empresas. Só o órgão regulador recebeu, em 2013, mais de 102 mil queixas em relação aos convênios, número 30,9% maior que no ano anterior. Os brasilienses também procuraram os seus direitos. No Distrito Federal, o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) contabilizou 2,7 mil protestos relacionados a esse tipo de serviço — 400 a mais que em 2012.

A aposentada Eunice Maria Ceratti, 63 anos, sabe bem o quão trabalhoso é tentar contratar um plano de saúde. Ela está nessa missão há quase dois meses. “As operadoras até têm tabelas de preços para as pessoas com mais de 59 anos, mas, na realidade, elas não aceitam fazer planos individuais (para esse público)”, disse. Eunice ligou para as empresas SulAmérica, Golden Cross, Bradesco, Amil e para a corretora Planos de Saúde Brasília. “Todas recomendaram que eu abrisse uma empresa com, no mínimo, dois sócios para garantir um convênio. Acho um absurdo ter de fazer isso para garantir uma proteção à minha saúde”, lamentou.


Desrespeito

O Correio entrou em contato com a corretora Planos de Saúde Brasília, e o atendente confirmou a restrição aos idosos. “Recebemos, sim, esse tipo de orientação das grandes operadoras. Podemos fechar um acordo se a pessoa tiver uma empresa. Do contrário, será impossível efetivar o procedimento”, explicou. “Senti-me velha e acabada. Não tenho direito a um plano de saúde?”, questionou Eunice Ceratti. Procuradas, a SulAmérica e a Golden Cross assumiram não trabalhar mais com planos individuais. A Amil disse, em nota, que “não faz restrições a contratos com beneficiários de 59 anos ou mais”.

O Bradesco Seguros disse que a Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde) falaria por ela. A federação, por sua vez, comentou que as companhias “não podem exercer qualquer tipo de discriminação em relação à idade do beneficiário”. A ANS informou que, caso a operadora esteja restringindo o atendimento de idosos, pessoas com doenças graves ou deficientes, estará desobedecendo ao Estatuto do Idoso e ao Código de Defesa do Consumidor, e pode ser multada em R$ 50 mil por cada infração. Os consumidores podem registrar queixas no disque ANS (0800-701-9656) ou no site www.ans.gov.br.


sábado, 15 de fevereiro de 2014

Criciúma quer montar equipe para os Jogos Abertos da Terceira Idade de Santa Catarina

Canoinhas e Camboriú receberão Jasti e Moleque Bom de Bola em 2014
Fonte: Divulgação

Criciúma (SC) - 
Há quem ache que praticar esportes é algo que termine nos quarenta ou cinquenta anos, mas estão enganados. Para pulverizar este tabu, centenas de pessoas acima de sessenta anos participam há cinco anos dos Jogos Abertos da Terceira Idade de Santa Catarina (Jasti).

Planejando a preparação de uma equipe para representar a cidade pela primeira vez nos Jogos, o presidente da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME), Renato Valvassori, se reuniu, na tarde desta quarta-feira com o gerente geral do Centro de Convivência da Terceira Idade, Zolnei Vargas. A 6ª edição dos Jasti ocorrerá em Canoinhas, no Planalto Norte do Estado, nos dias 12 a 17 de maio.

De acordo com Valvassori, o prefeito Márcio Búrigo deseja que seja montada esta equipe.

“Será uma novidade para 2014. Criciúma tem bastante representação nos demais jogos da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte) e precisamos também que nossos idosos possam tem envolvimento com isso, representando nossa cidade”, avalia o presidente.

Valvassori lembra que, por ora, os Jasti não são competitvos, servem apenas para a integração de mais de 3000 atletas. Durante os cinco dias eles disputam nas modalidades de bocha, bolão, canastra, dominó, dança coreográfica, dança de salão e truco.

                                                                                                 Fonte: Divulgação

“Não precisamos iniciar nos Jogos participando de todas as modalidades, mas queremos ter representatividade porque nós solicitamos junto a Fesporte para sermos sede em 2015”, diz.

O gerente geral, Zolnei Vargas, acredita que está é mais uma forma de complementar o trabalho que já é realizado no centro de Convivência.

“Nós desenvolvemos oficinas co-relacionadas às modalidades da competição. Desta forma são trabalhadas as questões das atividades físicas, culturais, de memória, que muitas vezes eles esquecem que podem realizar”, destaca.

Os próximos passos serão encaminhados pela FME e pelo Centro, que incluirá os Jasti na pauta dos planejamentos para o ano, no fim deste mês.


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Passos firmes e seguros na terceira idade

Escolha correta do calçado evita acidentes e problemas de saúde
Passos firmes e seguros na terceira idade
Foto: Divulgação


Sapatos, itens comuns no armário e nos pés de qualquer um. Muitas vezes escolhidos pelo preço, pela beleza ou, então, pela exclusividade. Mas para os idosos a história é diferente. O conforto e a segurança dos calçados vão além de quaisquer outros itens. O Ministério da Saúde estima que, por ano, cerca de 30% dos acidentes com pessoas da terceira idade são ocasionados por quedas. E para evitar ou impedir que os mais velhos se firam, diversas marcas investem pesado nos modelos adaptados a essa nova realidade.
Conforme o gerente da loja Bem Calçado de Içara,Jeferson Duarte, alguns detalhes são analisados para serem seguros e recomendados aos idosos. “O sapato não pode ser apertado, já que assim causa dores, e com o atrito constante, feridas. Também não pode possuir salto alto, pois o salto desloca o apoio normal dos pés, que é de 50% na parte da frente e 50% na parte de trás. Isso fará com que o idoso perca o equilíbrio, aumentando as chances de cair”, enfatiza.
De acordo com dados médicos, com o tempo as articulações do corpo humano vão ficando mais frágeis, já que as caminhadas tornam-se menos constantes e a pessoa responde mais lentamente ao equilíbrio. Por este motivo a escolha do par de calçado torna-se ainda mais rigorosa. “É interessante evitar cadarços, fivelas e fechos difíceis de enxergar. Recomendamos os flexíveis, pois evitam os famosos calos e edemas, comuns em grande parte dos idosos”, revela.    
A aposentada Teresinha Nandi Nuncio, 65 anos de idade, aderiu à ‘moda’ do conforto há dez anos. “Comecei a usar esses calçados super confortáveis porque tenho problema nas articulações e não gosto de calçados apertados. Eles são ótimos, fazem toda a diferença ao caminhar”.
As empresas de calçados voltados ao público da terceira idade estão começando a investir forte no design dos modelos. A professora de artesanato Janete Defreyn Lictenfels já percebeu as mudanças. “Uso há mais de dois anos uma mesma marca e tenho cinco pares. Hoje posso calçá-los em todas as estações do ano, já que são diversos tipos e cores. Antes não era assim”.
 Os calçados voltados para o conforto se diferenciam nos seguintes quesitos:
- diminuem o impacto com o solo no caminhar
- são flexíveis
- dão mais segurança e estabilidade
- possuem espuma com mais densidade e que gera mais conforto
- evitam bolhas
- são fáceis de lavar
- pesam cerca de 240 gramas, mais leves que um calçado padrão que fica na casa dos 400 gramas

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Abertas as inscrições para o projeto "AMOR Terceira Idade"

Foto: Divulgação

Várzea Grande (MT) - A Secretaria Municipal de Esportes, Cidadania e Juventude iniciou na última segunda-feira (10) o cadastramento das pessoas da terceira idade, que queiram fazer parte do “Projeto Amor”.

As inscrições podem ser feitas individualmente ou através de clubes e associações, até o dia 21 de fevereiro. Com as iniciais que trazem como significado as palavras Atenção, Movimento, Organização e Respeito (AMOR), o programa prevê a realização de ações que garantam melhor qualidade de vida à pessoa idosa através de núcleos regionais, onde são desenvolvidas atividades físicas esportivas e de lazer de forma continua e sistemática.

Durante todo o ano os integrantes da melhor idade participarão de atividades de lazer como passeios a pontos turísticos, excursões, além de bailes semanais. Os idosos também participarão de aulas de aeróbica e resistência e força muscular sempre com acompanhamento de professores de educação física da Secretaria de Esportes, com especialização na terceira idade. As atividades serão iniciadas no dia 24 de fevereiro.

O Secretário Carlos Brito lembra que para 2014 os núcleos de atendimento ao idoso passaram de oito para 12, incluindo o ginásio Dom Aquino (em reforma), e que será reinaugurado em maio.


Locais para inscrições
  • Centro Comunitário da Cidade Verde
  • Centro Comunitário do Araés
  • Ginásio de Esportes do Quilombo
  • Ginásio de Esportes do Tijucal
  • Centro Comunitário do Grande Terceiro
  • Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do Praeirinho
  • Associação Mato-grossense Pró-Idoso (AMPI) do Poção
  • Base Comunitária de Segurança do São Mateus
  • Ginásio Verdinho (CPAI)
  • Ginásio de Esportes do Paiaguás
  • Centro Comunitário do Parque Cuiabá


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Jogos da Terceira Idade da capital têm inscrições abertas até fim do mês


Atividade ocorre entre os dias 12 e 14 de março, na região continental.
Este ano, todos os participantes devem apresentar atestado médico.


As competições irão reunir idosos para a disputa de diversas modalidades esportivas
(Foto: Fundação Municipal de Esportes/Divulgação)
Florianópolis (SC) - Estão abertas as inscrições para a etapa municipal dos Jogos da Terceira Idade de Florianópolis (Jostif). A atividade ocorre entre os dias 12 e 14 de março, no Centro Comunitário de Capoeiras e na Associação Celesc, na região continental da capital catarinense. As inscrições terminam no dia 28 de fevereiro.

Este ano, todos os participantes, independentemente da modalidade, devem obrigatoriamente apresentar o atestado médico. A não entrega do documento impedirá a participação nos jogos. A ficha de inscrição deve ser preenchida manualmente e entregue na Fundação Municipal de Esportes ou na Secretaria Municipal de Assistência Social.

As competições irão reunir idosos para a disputa de diversas modalidades esportivas e para a prática de exercícios físicos, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. A atividade conta com as seguintes modalidades: dominó, canastra, truco, bocha, dança coreográfica, dança de salão e boliche.


Regras:
- Período de inscrição: 10 a 28 de fevereiro
- Período da competição: 12 a 14 de março
- A fase municipal é eliminatória para a fase microrregional dos Jogos Abertos da Terceira Idade de Florianópolis.
- Obrigatória a apresentação do atestado médico válido por três meses.
- Obrigatório documento com foto (RG, motorista, carteira de trabalho, passaporte)
- Os participantes devem ter nascido até 1954 e conter atestado médico à pratica de atividades físicas
- Cada atleta só poderá inscrever-se em uma modalidade e na dança coreográfica
- Não haverá ônibus cedido pela Prefeitura

Fonte: G1 Santa Catarina 

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Uncisal realiza inscrições para universidade da terceira idade


Foto: Divulgação Uncisal

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) por intermédio na Pró-Reitoria de Extensão (Proext) realiza nos dias 10 e 11 de fevereiro, das 9h às 12h, as novas matrículas dos candidatos interessados em participar da Universidade Aberta à Terceira Idade (Uncisati).

Os interessados devem comparecer ao Campus da Universidade, no Trapiche da Barra e dirigir-se ao Espaço Digital, no 3º andar do prédio sede. Para efetivar a matrícula o aluno deve levar os originais e cópias do RG, CPF, comprovante de residência. No ato da matrícula é necessário pagar uma taxa única de R$ 20,00. Os cursos são gratuitos.


Os cursos ofertados são:
- Informática A - 02 Vagas (às segundas-feiras - às 14 horas)
- Informática B - ESGOTADO (às terças-feiras - às 09 horas)
- Informática C - ESGOTADO (às quartas-feiras - às 14 horas)
- Informática D - ESGOTADA (às quintas-feiras - às 09 horas)
- Cuidados com a Diabetes - 12 Vagas
- Medicina Natural - 12 Vagas
- Artes Pintura em Vidro - 06 Vagas
- Artes Bordados - 04 Vagas
- Artes Pintura em Tecido - 04 Vagas
- Artes Pintura em Madeira (Pátina) - 04 Vagas
- Pilates - ESGOTADO
- Preservação Ambiental - 13 Vagas
- Psicologia x Qualidade de Vida - 18 Vagas
- Envelhecimento Ativo - 12 Vagas
- Equilíbrio e Postura - 04 Vagas
- Meditação - 09 Vagas

Fonte: Gabriela Flores - Alagoas 24 horas

Coleiras

Por mil palavras...



Fonte: Internet - Contribuição: Zereth Oliveira

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Uems realiza inscrições para projeto “Universidade Aberta da Terceira Idade”


Fonte: Internet


Dourados (MS) - Em 2014 uma ação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul proporcionará melhor qualidade de vida a idosos de Dourados e região. É a Universidade Aberta da Terceira Idade que prevê atividades nas áreas de: saúde, direito, filosofia, turismo, lazer e cultura.

Os encontros acontecerão todas as quartas-feiras, das 13h30 às 16h30, a partir de 19 de março, na Cidade Universitária de Dourados. As inscrições serão feitas de 10 a 28 de fevereiro. Os locais indicados para inscrição são as secretarias acadêmicas dos cursos de Enfermagem, Ciências Biológicas e Turismo (ambas no bloco D da Uems/Dourados, piso superior); no Centro de Convivência do Idoso Andrés Chamorro ou no Centro de Referência e Assistência Social.

Mais Informações podem ser obtidas pelo telefone (067) 3902-2684 ou 9808-8570.


Fonte: Mídia Max

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Foliões da terceira idade marcam o carnaval há 18 anos em Juiz de Fora

Recordar é Viver conta com 500 idosos inscritos no Centro de Convivência.
Bloco surgiu em 1996 e esse ano leva a Copa do Mundo para a folia.


Por Nathalie Guimarães - do G1 Zona da Mata

Bloco Recordar é Viver sai no dia 27 de fevereiro
(Foto: Assessoria Comunicação Amac/Divulgação)

Juiz de Fora (MG) - Há 18 anos, Juiz de Fora ganhou um bloco que busca resgatar a memória dos antigos carnavais e socializar o idoso na comunidade, mostrando que o envelhecimento tem vivacidade, saúde e alegria. O bloco Recordar é Viver conta com cerca de 500 inscritos no Centro de Convivência do Idoso (CCI) e sai na quinta-feira (27) que antecede o carnaval. Neste ano, os foliões saem às ruas cantando o samba "Bem-vindos ao Brasil", de autoria da aposentada Maria das Graças Sobreira.

De acordo com a coordenadora do CCI, Rosângela Bonoto, os idosos estão ansiosos para o carnaval. "É tranquilo e sadio. A expectativa de vida aumentou e esses novos idosos têm muita energia. São participativos e querem conhecer e contribuir", destacou.

Ela ainda contou que a fama do bloco não ficou restrita a Juiz de Fora e que grupos de cidades vizinhas também procuram o CCI para desfilar com o Recordar é Viver.

A aposentada Nair da Silva, de 94 anos, está no grupo desde 1996, quando o bloco nasceu. Ela contou que a ideia foi de um grupo de idosos que queria participar do carnaval da cidade. A primeira formação tinha cerca de 20 pessoas e foi conquistando novos adeptos. "Uma senhora sugeriu o nome que acabou ficando", explicou.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Baile da Melhor Idade antecipa carnaval em Suzano

Idosos poderão dançar ao som de marchinhas.
Evento é neste sábado (8) no Bom Prato.


Suzano (SP) - Os idosos de Suzano poderão matar as saudades dos antigos carnavais no baile da Melhor Idade neste sábado (8), no Restaurante Bom Prato. A Associação da Melhor Idade organiza o evento que terá no repertório muitas marchinhas a partir das 17h.

A entrada custa 5 reais e será revertida para duas entidades da cidade. “O lugar do idoso não é só em casa é na rua, passando alegria e muita sabedoria”, avalia o presidente da associação, Marcos Antonio Costa.


Baile da Melhor Idade

Quando: sábado (8)
Onde: Restaurante Bom Prato
Endereço: Rua Major Pinheiro Froés, 148, Parque Maria Helena
Horário: 17h
Quanto: 5 reais

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Catta Preta defende transporte gratuito para terceira idade

Por: Assessoria de Imprensa Câmara Municipal da Estância de Atibaia


Estância de Atibaia (SP) - O vereador Paulo Catta Preta encaminhou anteprojeto à Prefeitura, defendendo o transporte gratuito para a terceira idade (pessoas com 60 anos ou mais). “Apesar de novo, isto não é inovador, pois há diversas cidades pelo país que adotam esta idade para conceder o benefício, como São Paulo, Brumadinho, Recife, entre outras”, afirmou o vereador. A medida pode beneficiar 4.840 idosos, segundo dados do Censo 2010.

“Estamos pensando em ampliar essa isenção. Ao encaminhar o anteprojeto, estamos evitando qualquer questionamento quanto à sua legalidade, por gerar impacto financeiro”, apontou Catta Preta.

O Estatuto do Idoso estabelece que: “No caso das pessoas compreendidas na faixa etária entre 60 e 65 anos, ficará a critério da legislação local dispor sobre as condições para exercício da gratuidade nos meios de transporte”. Em sua justificativa, o vereador citou ainda a Lei de Licitações, a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município.

No ano passado, o governo do Estado aprovou projeto de lei que garante gratuidade para pessoas com 60 anos ou mais no Metrô, nos serviços da CPTM – Companhia de Trens Metropolitanos, no ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos e nos ônibus e trólebus do Sistema Metra, do Corredor ABD. O direito à gratuidade era garantido para pessoas com 65 anos ou mais.

Os beneficiados devem fazer um cadastro prévio ou apenas apresentarem no meio de transporte o documento de RG, dependendo de cada gestor de transporte. Outra lei, sancionada pelo governo estadual, garante gratuidade para pessoas a partir de 60 anos de idade nos ônibus intermunicipais rodoviários que ligam as diferentes cidades do Estado.

Fonte: Atibaia

CCI seleciona atletas da melhor idade para representar São Roque na competição

se você tem mais de 60 anos ou conhece alguém com esta idade e que resida em São Roque, compareça ao Centro de Convivência do Idoso (CCI)
São Roque (SP) - Neste ano de 2014, entre os dias 14 e 18 de maio, acontecerá em São Roque os Jogos Regionais do Idoso, que ocorrem anualmente em alguma cidade do Estado de São Paulo.

Na edição de 2013, a delegação são-roquense alcançou bons resultados, porém, sendo sede do evento, a responsabilidade é maior em mostrar toda a raça, vontade e determinação dos representantes da cidade.

Assim, se você tem mais de 60 anos ou conhece alguém com esta idade e que resida em São Roque, compareça ao Centro de Convivência do Idoso (CCI) entre as 9h e 11 e 14h e 15h30 para participar das seguintes modalidades: Atletismo, Bocha, Buraco, Coreografia, Damas, Dança de Salão, Dominó, Malha, Natação, Tênis de Quadra, Tênis de Mesa, Truco, Voleibol Adaptado e Xadrez.

O CCI fica na Rua Padre Anchieta, 104, centro.


Fonte: JE Online

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Atividades para a terceira idade são iniciadas no Parque do Idoso

Atividades são voltadas para a saúde na terceira idade
foto: Tácio Melo/Semcom

Manaus (AM) - Iniciaram nesta terça-feira (04), as atividades de 2014 da Fundação Doutor Thomas (FDT) no Parque Municipal do Idoso (PMI). Com o parque reformado e novas modalidades incluídas na grade de atividades, os idosos e frequentadores do local foram recebidos com uma programação especial de boas vindas.

O gerente de atividades física do PMI, Douglas Gomes, explica que essa confraternização de boas vindas aos idosos ocorrerá durante o dia todo e amanhã novamente. Ele esclarece que a acolhida é realizada em dois dias de programação especial com atividades físicas, de lazer e entretenimento para que os idosos se adaptem às atividades que serão realizadas durante o ano todo.

''Hoje recebemos mais de 300 idosos para nossas boas vindas e durante o dia todo esperamos mais frequentadores. Amanhã, continuaremos a programação com diversas atividades para os idosos e seus familiares que vierem nos prestigiar. Teremos também uma amostra de três grandes eventos que acontecem anualmente no parque, que são os Jogos Internos do Parque (JIP), a Gincana da Psicologia e o Encontro Familiar''.

Atualmente o PMI oferece mais de 30 atividades físicas, incluindo alongamento, yoga, dança coreográfica, dança de salão, ginástica elaborada, natação, pilates, oficina do comportamento, musicoterapia e outros.


Como participar

Quem quiser se matricular e participar das atividades do PMI é preciso ter 60 anos e procurar o setor de admissão do Parque com o documento original de identidade (RG), comprovante de residência, duas fotos 3x4 e atestado cardiológico indicando o grau de intensidade da atividade a ser realizada (leve, moderada ou alta). Informações: (092) 3584-6274.

Fonte: Em Tempo

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Terceira idade dá exemplo e planta 500 árvores às margens do rio Sorocaba

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O local será transformado em uma nova área de lazer, complementando as obrasde elevação da avenida Juvenal de Campos e a nova ponte de Pinheiros, denominada Dante Sola

Cerca de 70 frequentadores do Clube do Idoso "Carlos Alberto Moura Pereira da Silva" realizaram na manhã desta sexta-feira (31) o plantio de 500 mudas de árvores nativas e frutíferas às margens do rio Sorocaba, no entorno da unidade da Prefeitura de Sorocaba. Ao final, os idosos identificaram as espécies e colocaram seus nomes nas mudas plantadas para que eles possam cuidar dos exemplares.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias do Desenvolvimento Social (Sedes) e do Meio Ambiente (Sema), a ideia do plantio partiu dos próprios sócios do Clube do Idoso que participaram de uma ação semelhante no Jardim Botânico em dezembro de 2013.

"Se cada um de nós tivermos iniciativas como essa, teremos uma cidade cada vez melhor e mais bonita. Obrigado a todos vocês que estão colaborando com o meio ambiente de Sorocaba", parabenizou a vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, também secretária do Desenvolvimento Social (Sedes).

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Inscrições do curso de informática para terceira idade de Itanhaém abrem dia 11

As matrículas deverão ser feitas das 14 às 16 horas, na biblioteca do Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes, na Avenida Condessa de Vimieiros, 1.131, Centro
E para atrair novos adeptos à tecnologia, a Prefeitura de Itanhaém estará
de 11 a 14 de fevereiro com inscrições abertas para curso de informática
(Foto: Divulgação)

Itanhaém (SP) - A internet está chamando a atenção da terceira idade, trazendo mais pessoas para o mundo virtual. E para atrair novos adeptos à tecnologia, a Prefeitura de Itanhaém estará de 11 a 14 de fevereiro com inscrições abertas para o curso de informática ‘Terceira Idade na Era Digital’. As matrículas deverão ser feitas das 14 às 16 horas, na biblioteca do Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), na Avenida Condessa de Vimieiros, 1.131, Centro.

Atrelar o dinamismo as aulas é um dos objetivos da equipe da Informática Educacional, setor responsável por ministrar atividades aos idosos com idade acima de 60 anos. No curso, que será promovido duas vezes por semana, os alunos aprenderão sobre as ferramentas básicas para o uso da internet e os aplicativos existentes no computador como Word, Power Point, Paint, entre outros.

As aulas têm início em 13 de março. As atividades acontecerão todas as quintas e sextas-feiras, das 9 às 11 horas, no Centro Tecnológico do CMTECE. Informações pelo telefone: 3421-1700 (1724).

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Terceira idade conectada

Fonte: Internet
Contas em redes sociais como Facebook, Twitter, Linkedin e aplicativos como Whatsapp e Viber. Horas gastas navegando em sites de pesquisas e notícias, baixando músicas, livros, filmes ou acessando a internet para fazer compras ou pagar contas. O perfil acima poderia ser atribuído facilmente a qualquer adolescente, mas faz parte da rotina de idosos, como o professor aposentado Dalton Melo de Andrade, de 83 anos, e da costureira aposentada Margarida Rocha da Silva, de 73 anos. E eles não são exceção. É cada vez maior o número de idosos conectados a internet.

A terceira idade se joga na rede e tem dispensado mais tempo para ficar conectados. Em estudo recente, a empresa de pesquisa comScore mostra que 84,2% dos internautas brasileiros acima de 55 anos tem conta no Facebook. O tempo gasto também tem aumentado, em média, 586 minutos por mês dispensados na rede social, ou seja, 19 minutos por dia.

Embora seja ainda a menor parcela de internautas, o número de pessoas acima de 50 anos na web cresceu 222,3% entre 2005 e 2011, para 8,1 milhões. Significa dizer que mais 5,6 milhões de idosos passaram a ficar online. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O incremento reflete o crescente acesso dos mais velhos à internet.