Ministro Arthur Chioro veio participar de uma conferência na manhã desta terça-feria |
Salvador (BA) - Presente em Salvador nesta terça-feira (18), durante a apresentação 'A Saúde no Brasil, Pública e Privada. Caminhos Percorridos e a Percorrer', Artur Chioro - Ministro da Saúde, pontuou que mudança demográfica e desenvolvimento econômico trouxeram novos desafios à saúde no país, para os quais a sociedade não se preparou.
Os três principais desafios, segundo ele, são a longevidade, a obesidade e as doenças epidemiológicas. “Para nós, da área de saúde, o impacto da longevidade é significativo, pois trata-se de uma das faixas etárias que mais demandam atendimento”, disse.
Chioro lembrou que, além de envelhecer, a população está tendo poucos filhos e, por isso, ficado só. “Minha avó teve 12 filhos e quando ficou idosa tinha uma rede de proteção social na família. A maior parte das famílias hoje tem um ou dois filhos”, disse o ministro.
“Por causa das mudanças no padrão de vida, também saímos rapidamente da subnutrição para a obesidade”, prosseguiu Chioro na conferência desta terça.
Ele informou que 52% da população adulta brasileira tem sobrepeso, 17% são obesos e um terço das crianças é obeso. “A carga de doenças cardiovasculares, crônicas e degenerativas, como hipertensão e diabetes, está relacionada ao impacto nutricional”, completou.
Apesar das mudanças, ele lembrou que o sistema de saúde ainda não conseguiu eliminar doenças como tuberculose e hanseníase nem conseguiu combater outras, como dengue, chikungunya e zika vírus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário