"Eu não tenho idade. Tenho vida." (Vânia Toledo)

sábado, 17 de novembro de 2012

Terceira idade ganha três academias ao ar livre em Niterói

Equipamentos foram instalados pela Secretaria de Esporte e Lazer nos bairros Ingá, Santa Rosa e Barreto

Por Lívia Neder (livia.neder@oglobo.com.br)

Usuárias praticam exercícios físicos nos aparelhos da Praça César Tinoco, no Ingá
Foto: Hudson Pontes

Na manhã da última terça-feira, enquanto uma chuva fina caía na cidade e os termômetros registravam baixas temperaturas, os equipamentos de ginástica instalados no calçadão da Praia de Icaraí estavam praticamente vazios. Ao contrário do que se via na orla, bem pertinho, no Ingá, idosos se exercitavam com disposição nos aparelhos da Academia da Terceira Idade (ATI), instalados há cerca de um mês na Praça César Tinoco. O local foi um dos três escolhidos pela prefeitura para receber as primeiras estruturas de estímulo aos exercícios físicos para esta faixa etária.

Além do Ingá, as outras duas academias foram instaladas na praça do Largo do Marrão, em Santa Rosa, e no Parque Monteiro Lobato, no Barreto. Assim como no Rio, onde as ATIs tomaram conta das praças e foram aprovadas pela população, em Niterói a aparelhagem com acesso gratuito também caiu no gosto popular.

Moradora do Ingá e frequentadora das aulas de ginástica para a terceira idade do projeto Gugu, a aposentada Tomiko Takamine, de 73 anos, garante que tem energia de sobra para complementar os exercícios nos aparelhos, inclusive nos fins de semana.

— Assim que acaba a aula do projeto Gugu, eu sigo para os aparelhos. Gostei muito. É bom que fica tudo na mesma praça e, aos sábados e domingos, quando não tem ginástica, não ficamos mais sem fazer exercício — conta.

Usuários percebem benefícios

Mesmo não tendo chegado ainda à terceira idade, a pedagoga Fátima Pinheiro, de 55 anos, comemora a instalação das academias.

— Sempre caminhei na praia e me exercitei. Essa academia veio em ótima hora. Dá para fazer exercícios diferentes, o que eu não conseguia antes. Às vezes, os professores de educação física do projeto Gugu dão um suporte. Nada melhor que exercitar o corpo para manter a mente sã.

Outros locais em estudo

A psicopedagoga Rosana Damiana Silva, de 56 anos, garante que já perdeu medidas desde que começou a se exercitar na academia:

— Já dá para sentir diferença no corpo. Sinto que emagreci desde que comecei a fazer esses exercícios. Moro em São Domingos e costumava fazer caminhadas pelo Ingá e por Icaraí. Os aparelhos são ótimos. Além de fazer bem à saúde, nós nos divertimos.

A prefeitura afirma que áreas em Icaraí, em São Francisco e no Fonseca estão sendo estudadas para receber as próximas academias. Implantadas pela Secretaria municipal de Esporte e Lazer, cada ATI, orçada em R$ 18 mil, conta com placas de orientação próximas aos aparelhos.

“Os aparelhos não necessitam de professores presentes, já que não oferecem resistência por usar o próprio corpo”, explica a prefeitura, em nota.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário