"Eu não tenho idade. Tenho vida." (Vânia Toledo)

sábado, 10 de novembro de 2012

Idosos de Campos, RJ, participam do 'Universidade para a Terceira Idade'

Projeto é do Polo da UFF em Campos e já existe há cerca de 20 anos.
É preciso ter mais de 55 anos para participar e as inscrições estão abertas.


Priscilla Alves - G1 Norte Fluminense

Atividades recreativas durante reunião da Universidade da Terceira Idade
(Foto: Priscilla Alves / G1)

“Eu estava passando por uma fase de depressão e uma amiga me levou na Uniti. Depois que eu passei a frequentar os cursos, tive bastante ajuda e passei por uma experiência muito gratificante que até hoje me ajuda muito”. As palavras da aposentada Sílvia Regina Gomes Coutinho, de 65 anos, resumem a importância da Universidade para a Terceira Idade (Uniti) para os mais de 2 mil alunos que já passaram pelo projeto.

A Uniti funciona há quase 20 anos na Universidade Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, e todos os anos abre novas vagas para vários cursos específicos para os idosos.
Não é porque a pessoa ficou idosa que vai ficar em casa 'acomodadinha' "
Sílvia Regina, aluna da Uniti

Atualmente, o projeto está com cerca de 250 vagas disponíveis para os cursos de Informática, Oficina de Dança Livre, Arteterapia, Curso de Memória, Artesanato, Direitos e Cidadania e Canto, Coral e Teatro.

“A Uniti tem três grandes objetivos. O primeiro é conscientizar e exercitar a cidadania e os direitos do idoso. O segundo tem foco na saúde e cognição, que busca passar informações que colaboram para que eles possam aumentar o cuidado consigo mesmo e o desenvolvimento da memória e inteligência e o terceiro trabalha com a autoestima. Em resumo, o curso cuida de três aspectos: direito, saúde e bem estar”, informou o professor e coordenador Carlos Eugênio Soares de Lemos.


Benefícios na vida dos idosos

Prova dos benefícios da Uniti para os frequentadores é a aposentada Sílvia Regina, que chegou ao local com problemas de depressão, além de aluna se tornou voluntária, e já frequenta o projeto há dois anos.

“Falo da Uniti para minhas amigas e já levei muitas pra lá. Quando entrei na turma, tinha um grupo de pessoas que precisavam ser alfabetizadas e eu me prontifiquei a fazer esse trabalho e faço até hoje o grupo de alfabetização. É uma experiência muito gratificante que me ajuda muito também”, contou a aposentada.

Para os idosos que têm tempo ocioso, a aluna deixa o recado. “Não é porque a pessoa ficou idosa que vai ficar em casa 'acomodadinha'. A pessoa tem que procurar crescer. Vou continuar na Uniti enquanto eu puder.


Uniti tem inscrições abertas para os interessados

A Uniti funciona no Polo Universitário da UFF, em Campos, na rua José do Patrocínio, nº 71, Centro. As inscrições vão até o dia 29 de novembro, de terça à quinta-feira, das 14h às 17h, na sede do Polo. A inscrição também pode ser feita pelos telefones (22) 2722-0334 ou (22)2733-0310 e pelo e-mail uniti2013@yahoo.com.br. Em caso de inscrição feita por e-mail, é necessário enviar o nome, endereço com CEP e número de telefone do interessado.

Qualquer idoso com mais de 55 anos pode participar do projeto. O curso acontece todos os dias da semana.



Alunos durante um dos cursos da Uniti, na UFF, em Campos dos Goytacazes
(Foto: Divulgação/Site da UFF)


Fonte: G1 Serra. Lagos e Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário