"Eu não tenho idade. Tenho vida." (Vânia Toledo)

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Cecap terá grupo teatral da terceira idade

Paulo Pinhal, conduzindo a dança (foto), é o responsável pelo Centro Cultural, e destaca a importância do sarau, que vai além das manifestações artísticas e garante aprendizado e boas energias / Foto Eisner Soares

Mogi das Cruzes (SP) - Em 2006, o arquiteto Paulo Pinhal resolveu abrir um espaço onde pudesse abrigar atrações culturais. No decorrer desse tempo, o Centro Cultural Antônio do Pinhal (Cecap) recebeu exposições, apresentações de teatro, música, além de promover oficinas de dança, artes plásticas, entre outros. Este ano, no entanto, o organizador teve de priorizar outras atividades e não pôde se dedicar como gostaria ao espaço. Por isso em 2013 ele pretende retomar a intensa programação que já tomou conta da agenda do local.

Uma das novidades será a criação de um grupo de teatro da terceira idade no Cecap. Paulo conta que o projeto tem sido encabeçado por José Neves dos Santos, um dos participantes do sarau realizado na última sexta-feira do mês. “Eles é que estão se organizando e colaboro como posso. Até ajudei a escrever a peça deles que conta com poesias do seu José. Agora a ideia é que no começo do ano eles já possam iniciar uma temporada de apresentações aqui”, prevê Paulo.

O Cecap que também já cedeu espaço para outros grupos como o Teatro Paulista dos Estudantes TPE, é sobretudo, um local aberto a parcerias. E Paulo acredita que com a nova gestão da Secretaria Municipal de Cultura, sob o comando do músico Mateus Sartori, possa estreitar os laços com a administração pública. “Acho que o Mateus virá com uma nova política cultural que trará benefícios e espero poder colaborar porque o Cecap é um lugar que cede espaço para os novos talentos da Cidade”, diz ele.

Para 2013, Paulo também pretende retomar as exposições, uma marca do local. Isso porque as mostras realizadas ali sempre tinham como diferencial os materiais expostos. Lá o público já pôde conferir coleção de guardanapos, rascunhos das obras de artistas plásticos, fotos e exemplares do jornal “O Pasquim”, por exemplo. “Pretendemos voltar sim com as exposições e outras parcerias, mas ainda não temos muita coisa definida. Precisamos nos organizar primeiro para montar uma agenda”, comenta ele que também está no comando da associação Colégio de Arquitetos, mantenedora do Cecap.

“Temos várias oficinas, workshops, ações nas redes sociais voltadas a área. Estou com cursos de paisagismos, então o Colégio me tomou muito tempo também. A associação hoje já não se limita a Mogi, tanto que termos cursos em outras cidades”, diz ele.


Atual

Apesar de o ano de 2012 ter sido menos movimentado, não significa que o Cecap deixou de realizar atividades voltadas às artes. Oficinas de dança, por exemplo, ainda são promovidas no endereço. “Mas no ano que vem queremos intensificar”, avisa.

O Cecap fica na Rua Boa Vista, 108, Centro. Mais informações pelo telefone 2819-3776. (Mariana Nepomuceno)


Fonte: O Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário