O Projeto Dance ao Máximo existe há três anos e oferece aulas gratuitas às pessoas acima de 50 anos. Além de fazer bem à saúde, a dança proporciona aos participantes a oportunidade de diversificar o convívio social. “Depois que passei a participar das aulas, percebi melhoras em minha vida. Agora me integro mais com outras pessoas, tenho mais amigos, além disso, exercito o corpo e até aprendi novos passos”, afirma a aluna de 66 anos, Joalides Sá Correa.
De acordo com o professor do Projeto Dance ao Máximo, J. Junior, as aulas proporcionam muitos benefícios, entre eles o combate a depressão. “Há caso de alunos que chegam ao Projeto com início de depressão e logo que passam a frequentar as aulas, apresentam melhoras. Dançar traz alegria, bem-estar, trabalha a auto-estima, movimenta o corpo, ativa o sistema cardiovascular e proporciona a liberação de endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer”.
Lição de vida
A turma do projeto varia de 30 a 40 participantes da melhor idade. Entre os alunos está a Dona Lucila Garcia Duarte. Ela se destaca pela animação e por ser uma das mais experientes do grupo, tem 82 anos. Entre um compromisso e outro, estão as aulas de dança todas as quartas-feiras no Goiabeiras Shopping. “Sinto-me ótima quando danço, já aprendi muitos passos que coloco em prática nas nossas apresentações. Só tenho a ganhar com as aulas, meus vizinhos me admiram por causa da minha vitalidade”.
A aluna Sonia Barddal Machado, que observa ter seis décadas e pouco, destaca que a dança é o ponto de equilíbrio da sua vida. “É a partir da dança que consigo me equilibrar e encarar os problemas com serenidade. A dança melhora todos os aspectos da nossa vida, no sentido físico, psíquico e social também. É com pesar que percebo que existem pessoas que se deixam levar pelo desânimo. Acho muito melhor dançar do que ficar como muitas pessoas que tomam antidepressivo. Para mim, é um prazer dançar e ouvir música”.
Fonte: 24 Horas News
Nenhum comentário:
Postar um comentário