"Eu não tenho idade. Tenho vida." (Vânia Toledo)

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Como se vestir bem na terceira idade?

BY Carla Lima

 

Até a década de 1960, existia a moda para a senhora e para a jovem. Quem ousasse desrespeitar os padrões acabava mal vista. Na moda atual não existe preconceito com a idade, mas com o tamanho e o lugar.

O que define o que pode ou não ser ideal para cada idade leva em consideração o tipo de corpo e atividade social e profissional. Porém, exageros ou extravagâncias muitas vezes comprometem até quem tem 18 anos. Vestir a última moda em qualquer idade exige cuidados.

É possível criar um estilo pessoal misturando o clássico com o inovador de uma maneira discreta e elegante.

Não existe moda específica para as mulheres de meia-idade. O que determina o que deve ser usado é o corpo. Mulheres magras poderão adotar novidades, adaptando-as ao seu tipo de vida e silhueta. Quem está fora de forma pode optar por um estilo de vestir mais tradicional e ousar nos acessórios. Mas em todas as estações existem itens ou cores que podem diminuir ou aumentar visualmente a aparência dos anos de vida.

Com a idade chegando, o ideal é trocar o estilo clássico e sofisticado por propostas casuais e mais esportivas.

Ser jovem de espírito ajuda a manter a aparência, mas a maneira de vestir colabora muito mais. Quem quiser aparentar menos idade, deve entender que mais do que seguir as tendências de moda é fundamental confiar no próprio estilo.

Algumas dicas

Valorize o que você tem de bonito, sendo quem você é agora, e não querendo parecer quem você já foi um dia. Seja atual, seja moderna, tenha estilo próprio, mas use a sabedoria do espelho:
• Não use mangas fofas.
• Não use blusas de malha com estampas juvenis do tipo personagens de história em quadrinhos.
• Use jeans escuros em modelagens retas.
• Prefira vestidos de modelagens mais soltinhas, mas sem exageros, e de comprimentos médios.
• Não ouse em decotes extravagantes. Prefira alças largas e decotes mais discretos.
• Saiba que uma bela camisa branca, deixará você mais feminina ainda, mas cuidado se você tiver muito busto e pescoço largo e curto, pois os babados dão volume e neste modelo escondem o pescoço! Neste caso use um decote em V sem babados.
• Roupas pretas básicas continuam sendo um coringa, mas complemente-as com branco ou outro tom para deixá-las menos sóbrias. Isto pode ser feito com acessórios diversos. Aliás, os acessórios irão dar todo o charme juvenil que você precisa!

Cuide da sua aparência com carinho. Use maquiagem suave no dia a dia e mais destacada para a noite, mas sem carregar na fisionomia. Os cabelos em comprimento médios ou curtos são mais elegantes para esta faixa etária. Mas estilo é estilo, e cada um tem o seu!

Dizem que cabelos mais claros rejuvenescem a fisionomia, mas veja se combina com seu tom de pele, senão você pode ficar apagada.

E as palavras chave são conforto com elegância! Para isto, invista em peças de qualidade e de bom caimento, mesmo que você precise economizar e procurar uma costureira sob medida, ou ainda se souber, costure a sua própria moda!

Sapatos com a frente arredondada ou quadrada, por serem mais confortáveis, e, saltos mais baixos, por apresentar mais segurança em relação a evitar quedas. Também bolsas menores e mais leves são as mais adequadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário