"Eu não tenho idade. Tenho vida." (Vânia Toledo)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Academias de ginástica para terceira idade serão implantadas

Atualmente existem academias de ginásticas nos bairros Jardim Jalisco, Paraíso e Cidade Alegria

Resende (RJ) - 
Mais bairros do município vão ganhar novas academias de ginástica para a turma da terceira idade. A notícia foi dada pelo prefeito José Rechuan (PP), na semana passada.

Atualmente a cidade conta com três Academias do Idoso, localizada no Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco; outra na Avenida das Amendoeiras, na Cidade Alegria, e uma terceira no Parque Paraíso, no bairro de mesmo nome. As instalações das academias, que possuem equipamentos desenhados especialmente para atender às necessidades das pessoas da terceira idade, são utilizadas pelos integrantes do Programa Terceira Idade Ativa, que tem hoje 22 núcleos espalhados pela cidade, atendendo a 1.500 pessoas. “Nossa intenção é implantar academias de ginástica para a terceira idade em vários bairros da cidade, pois desta forma estaremos investindo numa vida mais saudável para nossos idosos, além de estarmos promovendo a sua inclusão social”, disse Rechuan, acrescentando que todas as atividades são gratuitas e com o acompanhamento de professores de Educação Física da Fundação Resende Esportes e da Superintendência Especial de Eventos e Integração. “Saúde. É isso o que estamos fazendo aqui ao disponibilizarmos este espaço para que nossa população possa praticar exercícios e melhorar sua qualidade de vida”, destacou.

O Programa Terceira Idade Ativa atende pessoas acima de 50 anos de idade com atividades orientadas por profissionais da área de Educação Física. Entre as atividades realizadas pelo Programa estão caminhadas, alongamentos, ginásticas e levantamento de peso.Além das atividades físicas, os idosos cadastrados recebem avaliações médicas; acompanhamento de uma nutricionista e de uma psicóloga e avaliações funcionais com o professor de Educação Física para registrar a evolução do aluno nas atividades. Também são promovidas atividades culturais e de lazer, como bingos, passeios, bailes e palestras, entre outras.A inclusão digital também faz parte das iniciativas do projeto. Uma vez por semana, um grupo de idosos freqüenta as aulas de informática promovidas em parceria com a UAB (Universidade Aberta do Brasil).

A criação do programa, que ocorreu no primeiro ano do governo de Rechuan, foi aprovada pelo morador do Novo Surubi, Ercy Pereira, de 75 anos. “A primeira vez que usei um computador foi há sete meses, quando comecei a fazer as aulas de informática com o pessoal da terceira idade. A iniciativa é excelente e o curso é ótimo”, contou Ercy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário