Estudo aponta ainda alimentação especial para hipertensos e diabéticos como algumas das dificuldades deste público durante as viagens
A pesquisa “Hábitos de Turismo na Terceira Idade”, realizada pelo PROVAR/FIA (Programa de Administração de Varejo, da Fundação Instituto de Administração), em parceria com o IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo), traça o perfil, preferências e dificuldades dos turistas da terceira idade e constata que 68,7% deles prefere viajar pelo Brasil.
Ao todo, foram entrevistados 384 idosos, das classes A e B, residentes na cidade de São Paulo. Desse total, 32,9% viajam de duas a três vezes por ano, e 46,7% permanecem menos de 7 dias no local escolhido.
Dentro do perfil dos viajantes da terceira idade, 43,1% exerce “Atividades diversas”, os “Aposentados” somam 41,8% e os “Do lar” totalizam 15,1%. As viagens mais feitas são a lazer, um índice de 96,5%. Em relação às principais causas de motivação para as viagens estão: “Convívio com a família” (53,3%), “Férias” (44,0%), “Recreação – Entretenimento” (32,0%) e “Fazer novas amizades” (28,8%). Já as pessoas que informaram viajar a trabalho e as que não costumam viajar, são 8,8% e 1,8%, respectivamente.
Preferências deste consumidor
Sobre as escolhas deste público, foram apuradas as seguintes vertentes:
- 68,7% preferem fazer viagens pelo Brasil, ante 31,3% que informaram ter viagens ao exterior como foco;
- 61,4% gostam de viajar fora das férias escolares, 23,4% em feriados prolongados e 15,2% no período de férias escolares;
- 58,6% optam por viagens do tipo “Turismo histórico”, 56,6% “Recreação e entretenimento”, 14,8% “Turismo religioso” e 5,2% “Turismo de saúde”;
- 54,0% escolhem suas viagens por meio de agente; 49,7% informações de parentes e amigos, 28,4% anúncios de jornais, 23,9% internet, 14,8% programa de televisão especializado em viagens e 3,5% de outras formas;
- 46,9% gostam de viajar para áreas serranas – montanhas, 45,8% para praias em geral, 35,9% para áreas rurais – hotéis fazenda, 30,2% para cidades culturais – históricas, 28,4% para resorts, 21,9% para estâncias hidrominerais – terapêuticas, 14,3% para lugares com neve, 8,9% para reservas ambientais – ecológicas e 2,3% para outras localidades;
- 72,4% preferem viajar por meio aéreo, 17,2% por transporte rodoviário, 6,1% por transporte marítimo e 4,3% por transporte próprio; e
- 71,2% tem interesse em viajar com grupos de idades diferentes, contra 28,8% que preferem fazer viagens com pessoas da mesma faixa etária.
Outro destaque importante da pesquisa revela o que esses idosos gostariam que as agências de viagens oferecessem e o resultado foi o seguinte:
Outro destaque importante da pesquisa revela o que esses idosos gostariam que as agências de viagens oferecessem e o resultado foi o seguinte:
Preferências | |
Check-in antecipado para evitar filas | 54,4% |
Atendimento personalizado. Exemplo: atendimento em clube, residência, etc. | 31,0% |
Serviços especializados durante a viagem (enfermagem, cadeira de rodas, etc.) | 29,7% |
Descrição fácil e transparente dos serviços e produtos | 22,9% |
Diversificação das opções oferecidas de serviços e produtos | 22,1% |
Preferência de assento e tipos de alimentação nos aviões | 19,3% |
Ter uma ficha médica com todos os remédios que o idoso usa | 18,8% |
Seguro viagem | 18,2% |
Outras | 0,5% |
Qualidade do atendimento
Em relação à qualidade dos serviços prestados em uma viagem, os idosos avaliam da seguinte forma:
Serviço | Muito Bom | Bom | Médio | Ruim |
Atividades recreativas | 11,5% | 64,2% | 23,3% | 1,1% |
Atendimento médico | 9,8% | 63,3% | 24,4% | 2,5% |
Infraestrutura de hotéis | 21,8% | 60,6% | 16,5% | 1,0% |
Qualidade dos guias | 17,5% | 58,9% | 21,8% | 1,9% |
Dificuldades
Outro aspecto levantado no estudo informa sobre as dificuldades encontradas por este público, dentre elas estão:
- Alimentação
37,8% Alimentação especial para hipertenso, diabéticos, etc.
33,0% Não encontraram dificuldades neste aspecto.
24,7% Cardápios mais leves (sopas, canjas, caldos, etc).
20,6% Possibilidade para realizar o próprio cardápio.
18,0% Alimentação própria para regime.
16,9% Fila nos buffets.
1,3% Outras dificuldades.
- Hospedagem
33,1% Não encontraram dificuldade nas instalações e atividades dos hotéis.
31,3% Encontrar assessoria especializada para atender diferentes classes etárias.
23,7% Banheiros sem apoio.
20,8% Escadarias – falta de rampas.
19,5% Falta de atividades esportivas
15,1% Falta de corrimão
11,7% Falta de espaço saúde & corpo (sala de ginástica)
11,7% Pisos escorregadios
7,3% Falta de infraestrutura de informática
5,2% Falta de recreação
“Esta é uma população crescente em todo mundo, afinal, somente no Brasil, temos mais de 20 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, ou seja, 9,26% de toda a população do país e, este público, que investe em viagens a lazer, tem algumas peculiaridades que devem ser verificadas para a melhoria dos serviços prestados”, conclui o professor doutor Claudio Felisoni, autor do estudo e presidente do conselho do PROVAR/FIA.
Sobre o Provar: O Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA) foi criado em 1992 com o objetivo de promover pesquisas e oferecer treinamento para o setor, que é um dos maiores do terciário da economia brasileira e grande empregador da mão de obra. O propósito do programa é manter uma estreita parceria entre acadêmicos e executivos de organizações ligadas direta ou indiretamente ao varejo, à distribuição, aos serviços e ao mercado de consumo. O programa também tem por objetivo promover pesquisas, estudos, publicação, consultoria e treinamento para o setor de varejo de bens e serviços. Consolidado como o maior centro acadêmico de investigação nas áreas do varejo e mercado de consumo do Brasil, o Provar envolve a participação regular d e mais de cinquenta professores, vinte pesquisadores em caráter permanente, além de alunos do mestrado e doutorado da FEA/USP. Sob sua supervisão já foram realizados mais de 5 mil horas por ano de programas de treinamento, bem como projetos de consultoria e educação no Brasil e na América Latina (México, Chile e Argentina), tendo registrado em 2005 o treinamento de mais de três mil profissionais.
Sobre a FIA:
Eleita por três vezes, desde 2005, como a melhor Escola de Negócios do Brasil, a FIA, um dos mais conceituados e respeitados centros educacionais do País, possui 31 anos de atuação no setor. A Instituição de Ensino Superior (IES), credenciada junto ao MEC (Ministério da Educação), atua em três frentes: ensino, pesquisa e consultoria, capacitando-a para desenvolver estudos e prestar serviços nos mais variados campos de especialização da Administração.
Todos os MBAs oferecidos pela instituição alcançaram credenciamento junto à The Association of MBAs (AMBA), sediada em Londres, que referencia importantes escolas de negócios pelo mundo. Outro reconhecimento relevante foi concedido pelo jornal britânico Financial Times: o Pós-MBA, 25º colocado no ranking educação executiva da Financial Times em 2011.
Fonte: Inteligência
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