Com a chegada do verão, alguns cuidados merecem maior atenção
Chegar bem na terceira idade é uma questão de hábitos que merecem atenção durante cada fase de vida do ser humano. Quem orienta é a geriatra Ylmara Cunha Chicri, ao mencionar que a saúde do idoso começa ainda na fase infantil: “Infância e adolescência saudável, provavelmente resulta numa velhice saudável.” Ressalta.
José Vital tem 57 anos, trabalha como almoxarife e faz caminhada na avenida dia sim dia não. Além da atividade matinal, ele gosta de praticar exercícios ao ar livre, com os aparelhos da academia popular. Há seis anos ele pratica a caminhada, segundo ele, por vontade própria. José informa que depois que começou a fazer os exercícios físicos sua saúde melhorou e não sente mais cansaço.
“Exercícios físicos melhoram as articulações e fortalecem os músculos.” Informa a geriatra.
Caminhada, hidroginástica e musculação são os exercícios recomendados pela especialista. Dentre as três atividades citadas, ela fala que a musculação é a melhor atividade para fortalecer os músculos e sustentar os ossos.
Dicas de Alimentação
Aline de Moura Rodrigues tem17 anos e vai sempre à academia pública, próxima de sua casa, preocupada com a saúde e em manter corpo em forma.
Segundo a estudante, ela nunca havia pensado na influência que as atividades físicas exercem até chegar à terceira idade. Com poucos meses de caminhada e exercícios físicos ela sentiu o fortalecimento de sua massa muscular. Mas além dos exercícios, ela conta que também passou por orientação nutricional.
Além de exercícios físicos, Dra. Ylmara informa que a alimentação é forte aliada na busca pela boa saúde, associada aos exercícios físicos. Ela também dá as dicas de como se alimentar bem neste verão:
“Comer verduras, frutas, carne (de preferência peixe e frango) e depois a carne vermelha.” Segundo a geriatra, para quem apresenta resistência ao leite, manifestando vômito e diarréia, deve se ingerir pelo menos o leite de soja.
Pele Desidrata
A geriatra fala que com o avanço da idade, a pessoa vai perdendo a sensação de sede, um dos fatos que ocasiona a desidratação da pele.
Outro fator que contribui com as alterações da pele do idoso é a radiação solar que causa queimaduras, envelhecimento e aparecimento de manchas e cânceres de pele.
Ao envelhecer, a pele torna-se fina, menos hidratada com pouca elasticidade. A esteticista e cosmetóloga Érica Egídio aconselha que o idoso restrinja sua exposição ao sol e quando o fizer, que utilize o filtro solar com FPS acima de 30 no mínimo 3 três vezes ao dia. Ela também orienta sobre outros cuidados:
“Outros cuidados importantes são a hidratação da pele, o uso de cremes hidratantes diariamente e a ingestão de líquidos. Evitar banhos muito quentes e uso de sabonetes que retiram a gordura natural da pele.” Orienta.
Tratamento Alternativo
Como nem sempre é possível controlar os problemas que aparecem com a idade, tratamentos alternativos buscam cuidar de maneira eficiente casos de má circulação, edemas e outros problemas que surgem na terceira idade.
Segundo a esteticista Elaine Geralda “ A Drenagem Linfática é um tipo de massagem destinada a melhorar as funções do sistema circulatório por meio de movimentos suaves no corpo.” Explica. Ela informa que os efeitos no organismo são melhoria da circulação, alívio das dores e uma melhora geral no organismo.
Ela orienta que as sessões devem ser feitas de 2 a 3 vezes na semana.
Fonte: Portal Arcos
Nenhum comentário:
Postar um comentário