"Eu não tenho idade. Tenho vida." (Vânia Toledo)

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Prefeitura realiza oficina de prevenção à violência contra os idosos

Além do trabalho nas unidades de saúde, as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) estarão treinadas para atuarem durante a visitação nos lares.

A prefeitura de Porto Velho (RO), através da Coordenação de Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realiza de cinco a sete de julho a primeira oficina de prevenção à violência contra o idoso. O evento é realizado na Faculdade Fatec, na Avenida Jorge Teixeira. Conforme a Coordenadora Municipal de Saúde do Idoso, Jane Cordeiro, o Município tem o idoso como prioridade, inclusive na prevenção à violência em todos os sentidos.

Jane explicou que muitos casos de agressões e maus tratos a pessoas idosas são detectados diariamente nas unidades de saúde da prefeitura, daí a necessidade de trabalhar a prevenção. “Nossos servidores estão sendo capacitados para detectar, intervir e prevenir os atos de violência aos idosos. É importante que estejam atentos e preparados para as estratégias de saúde voltadas a esse segmento da sociedade”, declarou.

Além do trabalho nas unidades de saúde, as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) estarão treinadas para atuarem durante a visitação nos lares. Os profissionais farão o monitoramento com objetivo de detectar qualquer situação de violência. Havendo algum caso, deverão fazer intervenção cuidadosa, para que o idoso não fique ainda mais exposto aos atos de agressividades, seja física, psicológica ou econômica, dentre outras.

Caderneta

O psicólogo José Guilherme Moura, coordenador estadual de saúde do Pará, que está dirigindo as oficinas, explicou que o treinamento também tem o objetivo de capacitar os servidores a utilizarem a caderneta de saúde do idoso. Esse documento é um importante instrumento criado pelo Governo Federal que vai mostrar todos os indicadores sobre a saúde do seu portador. “A carteira funcionará como uma espécie de Raio X, constando todos os dados pessoais e informações a respeito da saúde da pessoa idosa”, informou.

Moura disse ainda que o governo brasileiro está bastante preocupado com a atenção aos idosos, pois de acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2025 o Brasil será o 6º país no mundo em número de idosos. “É muito importante que estejamos preparados para atender essas pessoas e isso começa com a atenção básica”, comentou.

Diretrizes

As diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa tem como objetivo trabalhar a promoção do envelhecimento ativo e saudável, atenção integral e integrada, atenção domiciliar, fortalecimento da participação social, dentre outros. A implantação da caderneta de saúde da pessoa idosa é outra prioridade, pois ela irá nortear todas as ações voltadas para o atendimento médico.

Fonte: Rondonia Dinâmica

Nenhum comentário:

Postar um comentário