"Eu não tenho idade. Tenho vida." (Vânia Toledo)

quarta-feira, 6 de julho de 2011

De bem com a vida

Proporcionar qualidade de vida às pessoas da terceira idade. Este é o principal objetivo do projeto social denominado Grupo de bem com a vida, que funciona no bairro Esplanada na cidade de Montes Claros - MG há mais de 13 anos e que assiste mais de 400 pessoas. A idealizadora e fundadora do projeto, Maristela Pereira Gonçalves, explica que a iniciativa surgiu a partir de um grande número de pessoas da terceira idade que chegavam ao posto de saúde do Esplanada, e muitos deles com o tempo ocioso.

De acordo com Maristela, diante do sucesso do projeto, há participantes não somente do Esplanada, mas de bairros do entorno, como Santa Laura, Alcides Rabelo, Santa Lúcia, Monte Carmelo I e II.
- Trabalhamos a autoestima a valorização e da defesa dos direitos da pessoa idosa. Além do acolhimento são realizadas visitas, aconselhamento, passeios, oficinas terapêuticas, festas de confraternização e apresentações teatrais tudo com a participação dos idosos, que se sentem revigorados e úteis à sociedade - avalia.

Maristela Pereira Gonçalves diz que em datas comemorativas como dia dos pais e das mães são realizadas atividades com os participantes, com o objetivo de valorizá-los enquanto ser humano, e dando-lhes a oportunidade de preencher o tempo com diversão sadia. Ressalta que para a realização dos eventos tem contado com o apoio de alguns comerciantes da própria comunidade e faz questão de salientar que o projeto não tem qualquer conotação política.

A idealizadora do projeto destaca a realização da festa junina na última semana com participação de mais de 400 idosos e animação cantor Décio Barbosa.

Décio Barbosa tocou o tradicional forró fazendo com que os idosos dançassem sem parar durante a festa e ressaltou a importância do projeto.

- Procurei contribuir através da música com este projeto. Foi bom ver as pessoas dançando, comemorando o dom da vida. Cantei com prazer e vou continuar ajudando a Maristela neste importante projeto de valorização das pessoas da terceira idade - promete.

Prazer

Maristela conta que trabalhar de perto com os idosos é sinônimo de prazer e alegria. Segundo ela, é visível a melhoria da qualidade de vida dos participantes do projeto de Bem com a Vida, o que confirmou Geralda Martins da Silva, 68 anos. Com sorriso estampado no rosto a aposentada fala com entusiasmo do projeto que, segundo ela, veio para marcar a vida de todos os participantes de maneira positiva.

- Aqui participamos de oficinas, palestras e atividades físicas. É bom e eu gosto de fazer parte deste grupo de amigos – garante.

Geralda lembra que antes era uma pessoa sem autoestima, mas depois de se integrar ao grupo se tornou mais feliz. Foi também o que disse a colega de grupo Antônia Chaves dos Santos, de 69 anos. Com vigor e entusiasmo a aposentada diz que sua saúde melhorou de forma significativa.

- Já sou uma pessoa alegre por natureza, mas isto se tornou ainda mais forte com a participação nas reuniões deste importante projeto. Tem gente que ficava doente com facilidade e hoje tem uma qualidade de vida que faz com todos se sintam bem. Aconselho a quem chegou à terceira idade procurar um grupo semelhante a este para participar, sugere.

Fonte: O Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário