"Eu não tenho idade. Tenho vida." (Vânia Toledo)

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Saúde oral na terceira idade

Por Bernardo Esteves, Hugo Mesquita

Uma boa higiene oral melhora a qualidade de vida
Foto: Getty Images
Os doentes com uma idade mais avançada têm por norma mais dificuldades em manter a sua higiene oral em boas condições, devido, sobretudo, à perda de alguma destreza nos movimentos. Esta falta de cuidados poderá resultar em várias deficiências na sua saúde oral e, em último caso, levar a perda de alguns dos seus dentes. Para combater estas situações, deve-se proceder a um ensinamento personalizado a este tipo de doentes, de acordo com as suas limitações motoras. Devem ser-lhes dados a conhecer os diferentes recursos e métodos disponíveis no mercado para uma correta limpeza da boca. Desde as escovas elétricas, que não exigem uma destreza como as convencionais, os escovilhões interdentários, fios dentários específicos, aos complementos com colutórios contendo flúor ou agentes antimicrobianos.

Em situações mais críticas, como a perda de dentes, deve estudar-se individualmente cada caso. "Hoje em dia, a reabilitação oral com implantes é uma opção obrigatória, que deve constar na apresentação das hipóteses de tratamento de reabilitação oral de um doente", disse ao CM a médica dentista Ana Mano Azul, frisando que devem ser mostradas ao doente "as várias hipóteses de plano de tratamento, assim como um orçamento".

As próteses dentárias devem constar nas hipóteses de tratamento apresentadas aos pacientes. Este tipo de tratamento acarreta alguns cuidados, como a sua higienização a seguir às refeições ou, pelo menos, duas vezes ao dia. As próteses removíveis devem ser retiradas durante o sono e ficarem em recipientes com água e produtos desinfetantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário