"Eu não tenho idade. Tenho vida." (Vânia Toledo)

sábado, 23 de maio de 2015

Direito do Idoso é debatido em conferência em Teixeira de freitas

Foto: Bahia Extremo Sul
Teixeira de Freitas (BA) - Com o objetivo de debater assuntos referentes aos direitos das pessoas idosas, aconteceu nesta sexta feira, 22 de maio na primeira Igreja Batista de Teixeira de Freitas (PIBATEF), situada á Rua João Calmon, centro da cidade, a Conferência Territorial dos Direitos do Idoso. O evento reuniu representantes dos 13 municípios que correspondem ao Território de Identidade do extremo Sul da Bahia. O evento teve como tema: Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa / Por um Brasil de todas as Idades.


Foto: Bahia Extremo Sul
Organizado pelo pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas através do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa por meio da Secretaria de Assistência Social, o evento debateu durante todo o dia as dificuldades e as enfrentadas pelos idosos e a as soluções para resolver os problemas. Entre as discussões debatidas; ampliação ao atendimento, criação de oficinas, criação de áreas de lazer, capacitação de profissionais, criação de cooperativas artesanais, foram algumas das propostas feitas pelos participantes.


Foto: Bahia Extremo Sul
Entre as sugestões feitas pelos participantes estão a criação de um Disque Denuncias, ou a criação de um dia dedicado ao idoso. Outra proposta discutida na Conferência foi que o governo crie ferramentas para que o idoso tenha acesso fácil a casa própria. Outra discussão em evidencia foi sobre a falta de cuidadores para o Lar dos Idosos. A proposta feita é que se crie um Conselho para resolver a questão da falta de cuidadores para estes abrigos.


Foto: Bahia Extremo Sul
Das propostas feitas pelos participantes:
Acessibilidade; 
Garantir efetividade de verbas municipais e estaduais; 
Reordenamento de recursos;
Cursos para capacitar cuidadores
Criação do Conselho da Pessoa Idosa e do Fundo Municipal da Pessoa Idosa
As propostas serão levadas para a Conferência Estadual que acontece ainda este ano em salvador.

A Coordenadora Estadual da Política da Pessoa Idosa, Marlúcia Nunes, representando a Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social da Bahia, disse que "Pensar políticas para esse contingente populacional se faz importante, tendo em vista a perspectiva que até 2050 o número de pessoas idosas seja maior do que o número de crianças/adolescentes até 15 anos, e objetiva-se assim, que as pessoas envelheçam com mais qualidade de vida, um envelhecimento ativo”, disse a coordenadora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário