Bloco surgiu em 1996 e esse ano leva a Copa do Mundo para a folia.
Nathalie Guimarães - G1 Zona da Mata
![]() |
Bloco Recordar é Viver sai no dia 27 de fevereiro
(Foto: Assessoria Comunicação Amac/Divulgação)
|
Há 18 anos, Juiz de Fora ganhou um bloco que busca resgatar a memória dos antigos carnavais e socializar o idoso na comunidade, mostrando que o envelhecimento tem vivacidade, saúde e alegria. O bloco Recordar é Viver conta com cerca de 500 inscritos no Centro de Convivência do Idoso (CCI) e sai na quinta-feira (27) que antecede o carnaval. Neste ano, os foliões saem às ruas cantando o samba "Bem-vindos ao Brasil", de autoria da aposentada Maria das Graças Sobreira.
De acordo com a coordenadora do CCI, Rosângela Bonoto, os idosos estão ansiosos para o carnaval. "É tranquilo e sadio. A expectativa de vida aumentou e esses novos idosos têm muita energia. São participativos e querem conhecer e contribuir", destacou.
Ela ainda contou que a fama do bloco não ficou restrita a Juiz de Fora e que grupos de cidades vizinhas também procuram o CCI para desfilar com o Recordar é Viver.
A aposentada Nair da Silva, de 94 anos, está no grupo desde 1996, quando o bloco nasceu. Ela contou que a ideia foi de um grupo de idosos que queria participar do carnaval da cidade. A primeira formação tinha cerca de 20 pessoas e foi conquistando novos adeptos. "Uma senhora sugeriu o nome que acabou ficando", explicou.
Os foliões faziam as próprias fantasias, às vezes reaproveitando peças antigas. Nair contou que, na primeira vez que ela desfilou, foi a patroa que lhe deu o vestido prata com franjas. Porta-bandeira por 15 anos, hoje desfila como destaque do bloco. "Lembro que uma vez fiz uma cirurgia em novembro e falei com o médico que queria me recuperar rápido para poder sair no carnaval no ano seguinte, quando homenageamos o Ziraldo e ele veio", relembrou.
![]() |
Nair está no bloco desde o início, em 1996
(Foto: Nathalie Guimarães/G1)
|
Nair gosta de carnaval desde menina e já saiu em outras escolas. Como recordação, ela guarda fotos dos eventos com o mesmo carinho com que guarda álbuns com fotografias de todas as crianças que ajudou a cuidar e criar quando era babá. "A foto eu guardo", reforçou.
Com 17 anos no Recordar é Viver, a cantora juiz-forana que fez sucesso na Era do Rádio, Dionysia Moreira, de 82 anos, será a rainha do bloco. "Gosto muito do carnaval. Fui começar a brincar o carnaval depois dos 60 anos", relembrou.
Ela e o marido Clóvis Martins de Araújo, de 73 anos, que já foi radialista, formam, juntos, a realeza do bloco. Com 40 anos de companheirismo na vida, em 2014 serão quatro anos como rei e rainha. "É divertido. Sair com a Dionysia é bom, estamos sempre juntos", contou.
Centro de Convivência
O Centro de Convivência do Idoso realiza ações para garantir o envelhecimento saudável das pessoas do município. Entre as atividades oferecidas estão aulas de ginástica, dança, trabalhos manuais, teatro, jogos, ioga e aulas de informática. De acordo com a coordenadora Rosângela, a unidade chega a receber cerca de 350 idosos por dia.
![]() |
Dionysia e Clóvis: casal está na realeza pela quarta vez
(Foto: Nathalie Guimarães/G1)
|
Fonte: G1 Zona da Mata
Nenhum comentário:
Postar um comentário