"Eu não tenho idade. Tenho vida." (Vânia Toledo)

segunda-feira, 17 de março de 2014

Dança e música para a “melhor idade”

Por Gustav Cervinka

Há exatos 14 anos, a professora Rosa Eunice empresta um pouco do seu talento artístico e leva à frente uma turma de idosos que está engajada no aprendizado e prática da dança.

Professora Rosa Eunice ensina dança para a "melhor idade"
Foto: Diego Janatã

Manaus (AM) - Semanalmente, ela desenvolve atividades que oferecem momentos de concentração e convivência interpessoal com as duas turmas que mantém ativas anualmente, no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro (Laocs), mantido pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Aliás, a atenção para a oferta de cursos para esse público parece ganhar cada vez mais força.

Atriz que já brilhou nos palcos, eminentemente do Teatro Amazonas, Rosa Eunice tem formação em filosofia e estudo de arte, com centenas de cursos em dança feitos pelo país. Além disso, detém conhecimentos específicos de pedagogia teatral, oriundos de outros cursos que fez fora do Estado.

“Quando estou nessa atividade, tento ser a melhor possível. Nem sei como ficaria sem atender a essas pessoas. Costumo dizer que tenho duas moradias, uma é a minha casa propriamente dita e a outra é onde dou as aulas”, afirma Rosinha, como carinhosamente é conhecida por todos.

Segunda a diretora do Laocs, Cristiana Brandão, os resultados são perceptíveis a cada ano. “É notória a questão de como se sentem inseridos como parte desse processo. A própria convivência com outras pessoas de idades até diferentes traz um ânimo novo, um significado novo para a vida. Muitos apresentam aquela expressão de que descobrem que a vida não acabou. Os parentes veem que eles estão engajados e isso também influencia de forma positiva no seio familiar. De fato, a questão da velhice é subjetiva. É considerado idoso quem tem a partir dos 60 anos de idade, mas há casos de pessoas mais novas um pouco que buscam as aulas apenas para mudar a realidade que estão vivendo em casa”, afirma a gestora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário