"Eu não tenho idade. Tenho vida." (Vânia Toledo)

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Inflação de preços para terceira idade aumentou 1,8%, diz pesquisa da FGV

Dados mostram que tomate, gasolina e custo com doméstica influenciaram.
Economista diz que aumento deste trimestre foi maior que o de 2012 inteiro.



Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas apontou que a inflação dos idosos, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da terceira idade, não para de avançar. Os dados da FGV mostram que a variação da inflação chegou a 1,8 % nos três primeiros meses de 2013. Custos com a alta do tomate, gasolina e com a empregada doméstica foram influenciadores da inflação.

“Na avaliação da Fundação Getúlio Vargas o índice de preços para a terceira idade foi superior nesse primeiro trimestre foi superior ao período dos 12 meses corridos do ano passado”, disse o economista Valmir Falcão.

A pesquisa mostra que a alta de preços no supermercado têm sido um dos principais fatores da inflação para a terceira idade. Com a alimentação os idosos deixaram de pagar 2,13% de inflação para 6,52%. Só com as hortaliças a alta passou de menos 13,02% para 46,67%.

A aposentada Marlene Uchôa, 60 anos, explica que a inflação dificulta a vida dessa parte da população. “Todas as vezes que eu vou ao supermercado os preços estão diferentes. Cada mês precisa de mais dinheiro. A despesa é cada vez maior”, afirmou.


Fonte: G1 Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário