"Eu não tenho idade. Tenho vida." (Vânia Toledo)

sábado, 2 de março de 2013

Violência contra idosos em Fortaleza aumentou 30,5% em 2012

Foto: Internet

Fortaleza (CE) - Em 2012, foram instaurados 949 processosnas sete Promotorias do Idoso, localizadas em Fortaleza, um número 30,5% maior do que em 2011. No período de 2006 a 2012, foram contabilizados 2.574 processos. A grande maioria desses processos - que abrange casos deviolência física, abandono, maus-tratos, negligência e abuso sexual - é solucionada de forma extrajudicial, por meio de audiências, Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), dentre outras medidas.

De acordo com a promotora de Defesa do Direito do Idoso e coordenadora do Centro de Apoio da Cidadania do Ministerio Público, Edna da Matta, "o aumento do número de processos se deve provavelmente ao atendimento que é feito pelo Disque 100, já que a maior parte das denúncias chegam através deste serviço".

Desde o início do mês de dezembro de 2010, o Disque Denúncia Nacional, ou Disque 100, um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual, passou a atender também os casos de violações de direitos humanos envolvendo pessoas com deficiências físicas, idosos e de homofobia.No período de 2006 a 2012, o Ministério Público do Estado do Ceará contabilizou em Fortaleza 4.287 casos de idosos, vitimizados por diversos tipos de violência. Desse total, 15% eram denúncias de exploração financeira.

Esse número levou o MP a iniciar campanha para orientar a população idosa sobre os cuidados a serem tomados ao fazer empréstimos consignados - que representam um dos casos de exploração. A campanha tem o objetivo de evitar que aposentados comprometam a maior parte da renda com essas operações. A iniciativa partiu do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), que integra o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), e vem sendo propagada pelo Brasil por MPs estaduais.

As ações seguem até 15 de junho, Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso. Além da veiculação de material publicitário em emissoras de rádio (spots), serão realizadas visitas às redações de jornal.


Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário