"Eu não tenho idade. Tenho vida." (Vânia Toledo)

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Saúde: O exercício físico e mudanças alimentares podem ajudar no controle da pressão alta

Fisioterapeuta Dr. Leonardo Oliveira

A hipertensão arterial é uma doença crônica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias. Popularmente conhecida como “pressão alta”, acomete pessoas de todas as idades, especialmente pessoas mais velhas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a pressão alta é aquela igual ou superior a 140/90 mmMg. No Brasil, é responsável por 31 % das mortes no ano de 2009 e 15 % da população adulta sofre desta doença.

A pressão alta é uma doença traiçoeira. Por ser assintomática, muitas das pessoas não sabem que a possuem, sendo descoberto apenas em uma fase tardia, onde os sintomas podem ser observados. Algumas pessoas podem apresentar dores de cabeça, no peito e tonturas, representando alerta para a busca da causa.
Segundo o fisioterapeuta Dr. Leonardo Oliveira, a hipertensão é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarto do miocárdio, insuficiência renal e outras doenças. “Num país envelhecido como Brasil, a hipertensão é um grave problema de saúde pública, até porque esta é uma doença sem sintomas”.

O diagnóstico da doença é feito pelo médico cardiologista, e o tratamento deve ser iniciado imediatamente para reverter progressão da mesma. Porém, muitas pessoas esquecem da atividade física como fator determinante para o controle da patologia. O Dr. Leonardo Oliveira ressalta que a prática de atividade física habitual diminui os níveis de pressão arterial, podendo ajudar na diminuição da quantidade de medicamentos e melhora da qualidade de vida, porém ela deve ser realizada com a orientação de profissionais capacitados. Além da atividade física, o paciente deve estar atento à mudança dos hábitos alimentares, diminuir o consumo do sal durante suas alimentações, diz a Nutricionista Drª Jerusa Leal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário