"Eu não tenho idade. Tenho vida." (Vânia Toledo)

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Setor do comércio vê terceira idade como público em potencial

Mercado acompanha crescimento de olho nesses consumidores.
Clientes acima dos 60 anos são exigentes, mas fiéis na hora de comprar.


Fonte: Internet


Clientes exigentes, mas fiéis o pessoal da terceira idade é um consumidor em potencial para vários setores do comércio. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que todos os anos 650 mil novos brasileiros entram na faixa etária acima dos 60 anos e que 14 % da população adulta no país está acima dessa idade.

O mercado acompanha esse crescimento e está de olho nesses consumidores, que têm dinheiro no bolso e tempo para gastá-lo. “São serviços em geral, alimentação fora do lar, restaurantes, pizzarias, bares, tudo aquilo que possa promover algum tipo de lazer. Atividades relativas à saúde: estética, condicionamento físico, fisioterapia, terapia ocupacional”, explicou Eduardo Rantin, gerente regional do Sebrae de São Carlos.

Em uma loja de sapatos da cidade, 75% das vendas são feitas para os idosos. “Cada vez que venho aqui, paro, olho e levo alguma coisa. A minha conta está subindo”, disse a dona de casa Nadir Nunes.

Para conquistar esse público, o proprietário aposta em produtos confortáveis. O atendimento também tem que ser personalizado. “As nossas funcionárias vão, agacham, tiram os sapatos dos clientes. Se for necessário, a gente atende também no próprio carro, na residência”, explicou o dono Décio Botura Filho.

Casal Angelo e Maria viaja ao menos uma vez por
ano (Foto: Wilson Aiello/EPTV)

Os idosos também estão viajando mais. Cerca de 50% dos pacotes de viagem vendidos em uma agência do município são para os chamados grupos da terceira idade. Segundo a proprietária, Marina Rosa, eles optam pelos passeios durante a baixa temporada com o objetivo de conseguirem um valor mais em conta nas passagens e hospedagem.

O casal Angelo e Maria Tereza Fracacci não abre mão de passear pelo menos uma vez ao ano. “Já criamos os filhos, ajudamos a criar os netos e agora temos mais tempo para poder cuidar um pouco da gente”, disse a vendedora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário