"Eu não tenho idade. Tenho vida." (Vânia Toledo)

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Risco de vírus pela internet é tema de curso para terceira idade em Marília

É fundamental ter atenção com conteúdo acessado (Foto: Reprodução TV Tem)
É fundamental ter atenção com conteúdo acessado  (Foto: Reprodução TV Tem)

O número de máquinas afetadas é grande e os prejuízos são vários. Os especialistas na área sempre recomendam cuidado ao receber um e-mail afirmando que ganhou um prêmio, sem que a pessoa sequer tenha se inscrito. Esse tipo de mensagem não é para ser aberta. Em Marília, SP, curso voltado à terceira idade ensina a evitar transtornos ao acessar a rede mundial de computadores.

As aulas de informática para a terceira idade ensinam como se proteger dos vírus de computador. As alunas recebem dicas que valem para qualquer pessoa, como tomar cuidado com e-mails onde aparecem arquivos para serem baixados. Por isso, a atenção antes de abrir qualquer página ou mensagem é fundamental para evitar problemas e prejuízos. Usando o bom senso e tendo um bom antivírus as pessoas não correm o risco de perder informações valiosas do computador.

Idosas apreendem o funcionamento do computador (Foto: Reprodução TV Tem)
Idosas apreendem o funcionamento do computador (Foto: Reprodução TV Tem)
Já a maioria das crianças de hoje em dia passa horas por dia na internet. Baixar músicas e acessar sites de jogos estão entre os passatempos favoritos. O problema é que essa diversão tem causado dor de cabeça para os pais. O computador já precisou passar diversas vezes por manutenção porque o equipamento acaba infectado por vírus. “Começou a entrar e afetar o computador. Foi quando nós cortamos e dissemos para o nosso filho para não entrar mais. Tem muitos gastos, tem que formatar o computador”, lembra Patrícia Prantes.

O técnico em informática Eduardo Takashi diz que é preciso tomar cuidado com sites desconhecidos. Acessar determinados portais é garantia de problema e, além disso, todo computador tem que ter um bom programa antivírus que deve ser atualizado frequentemente. “É preocupante. A gente tem mesmo que se precaver e é importante ter esse tipo de proteção”.


Fonte: G1 Bauru e Marília

Nenhum comentário:

Postar um comentário