"Eu não tenho idade. Tenho vida." (Vânia Toledo)

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Idosos dos programas sociais concluem avaliação médica

Ao todo, 30 idosos passaram pela avaliação realizada em parceria com a equipe da Policlínica Cosme e Silva

Boa Vista (RR) - A Secretaria da Promoção Humana e Desenvolvimento finalizou, nesta terça-feira (23), o processo de avaliação médica para idosos que integram os programas Eterna Juventude e Criação (Centro de Convivência do Idoso em Ação). O procedimento é obrigatório para a inclusão nas atividades esportivas e recreativas que serão realizadas no Viva Melhor Idade.

Ao todo, 30 idosos passaram pela avaliação realizada em parceria com a equipe da Policlínica Cosme e Silva. No procedimento é verificada a condição geral de saúde do idoso e aptidão para a realização de atividades que envolvem esforço físico.

A secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento e coordenadora geral das Ações Sociais do Governo de Roraima, Shéridan de Anchieta destacou que o procedimento é importante para garantir a segurança dos idosos.

“No Viva Melhor Idade nossos idosos vão ter a oportunidade de praticar atividades físicas que vão desde a caminhada até a natação. É importante ter esse cuidado inicial para garantir que eles possam se exercitar com segurança, melhorando a própria saúde”.

A avaliação inclui atenção especial com a condição cardíaca dos idosos e a pressão arterial. Também são realizados exames laboratoriais, radiografias, eletrocardiogramas e encaminhamento para atendimento especializado, dependendo da necessidade de cada paciente.

O atestado de aptidão física é um dos pré-requisitos para a inclusão dos idosos nas atividades que serão ofertadas no Viva Melhor Idade. Todos os idosos atendidos no Centro deverão ser submetidos à avaliação médica. O atestado pode ser obtido nas unidades da rede básica de saúde.

VIVA

O Viva Melhor Idade é a mais nova unidade de serviços da rede Viva, coordenada pela Secretaria da Promoção Humana e Desenvolvimento, que atenderá especialmente idosos com a oferta de serviços de saúde, educação, esporte, lazer e cidadania.

O Viva Melhor Idade possui mais de sete mil metros quadrados de área com blocos administrativo, de saúde, refeitório, cozinha, lavanderia, salas multifuncionais, quadra poliesportiva e piscina coberta.


Fonte: BV News

Nenhum comentário:

Postar um comentário