"Eu não tenho idade. Tenho vida." (Vânia Toledo)

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Candidatos falam sobre a terceira idade

Eleitor José Carlos Lopes faz pergunta sobre o tema para os políticos que disputam a Eleição na cidade
Candidatos apresentam propostas para a Terceira Idade / Yuri Arcurs/Shutterstock
Candidatos apresentam propostas para a Terceira Idade
Yuri Arcurs/Shutterstock
O Portal da Band publica a oitava reportagem da série de perguntas de eleitores para os candidatos à prefeitura de São Paulo. O tema sugerido pelo eleitor José Carlos Lopes é a terceira idade.

Toda semana, o Portal da Band enviará uma pergunta de um eleitor para os candidatos em São Paulo. As respostas serão publicadas sempre aos sábados.

Para participar, clique neste link e envie sua pergunta. Se preferir, comente um problema em seu bairro e peça uma solução.

Os candidatos já apresentaram suas propostas para saneamento básico, para a utilização da Guarda Civil Metropolitana, para a Inspeção Veicular, para os moradores de rua, para a saúde, para o salário do prefeito e para opolo industrial da zona leste.

Nome do Eleitor: José Carlos Lopes
Pergunta: Sobre a terceira idade, como a prefeitura pode incentivar os aposentados a se recolocar no mercado de trabalho?


Ana Luiza (PSTU)
Defendemos o direito de todos os trabalhadores, com carteira assinada ou não, à aposentadoria sem qualquer perda salarial, dentro das regras vigentes até a reforma da previdência de 1998. Entendemos que o trabalhador deve ter o direito de decidir se continua trabalhando ou não. Para combater o desemprego, seja de jovens ou de aposentados, defendemos um plano de obras públicas para construir duas mil creches, três hospitais, triplicar o metrô e construir 190 km de corredores de ônibus. Para financiar este plano defendemos a suspensão da dívida municipal junto ao governo federal, além de cobrar os governos Dilma e Alckmin mais verbas para cada uma destas áreas. Só o orçamento do município não é capaz de financiar todo este plano que mudará a cara de São Paulo, voltando-a aos trabalhadores.

Carlos Giannazi (PSOL)
Nós achamos que é importante sempre investir em educação para todos os profissionais. Por isso, queremos oferecer (tanto para a terceira idade quanto para os profissionais que ainda estão na ativa) cursos de capacitação. Para os aposentados em específicos, queremos facilitar o acesso aos empregos em empresas que prestam serviços para a municipalidade.

Celso Russomanno (PRB)
A inclusão de pessoas da terceira idade e aposentados no mercado de trabalho creio ser muito significativo para a economia da cidade, e para essa parcela importante da população. No meu plano de governo existem ações concretas e que interferem diretamente na qualidade de vida dessas pessoas. Existem setores, principalmente comércio e serviços, que tem um potencial enorme de absorção de pessoas. Vamos incentivar sim que essas pessoas continuem produtivas, porque elas possuem conhecimento, experiência e sabedoria. Vamos desenvolver programas para a terceira idade que serão uma revolução na saúde e numa vida melhor para essas pessoas. Além disso, temos os CAT's da secretaria de desenvolvimento e trabalho que podem fazer um programa de incentivo e recolocação muito interessante, é só ter vontade política. E isso nós temos, e vamos fazer.

Eymael (PSDC)
Para nós, somente o desenvolvimento será capaz de aumentar a oferta de emprego para jovens e pessoas da terceira idade, que são em sua grande maioria aposentados. A capacidade do município de promover esse desenvolvimento está em promover um tratamento tributário diferenciado, mais benéfico para as pequenas e medias empresas. Dentro deste tratamento, examinaremos a possibilidade de uma redução nos tributos municipais que ofereçam cotas para o primeiro emprego, e cotas para terceira idade. Outra ferramenta será a reconquista do centro de São Paulo, que abrirá muitas oportunidades comerciais para esta mão de obra experiente e produtiva. Na carta 27, a Democracia Cristã, propõe a instalação de Polos Industriais e Comerciais na cidade, que serão importantes geradores de empregos para todas as idades.

Levy Fidelix (PRTB)
Por intermédio de benefícios fiscais, incentivaremos as empresas, onde eventualmente vieram a se aposentar, a recolocá-los em sua frentes, a fim de transmitir aos novatos sua experiência e cultura quantos às atividades. Outra alternativa para recolocar a terceira idade no mercado de trabalho é a criação da figura do Ouvidor Comunitário, onde, senhores e senhoras da terceira idade trarão às Subprefeituras um "raio X" dos problemas e sugestões para melhoria, por exemplo, das ruas, limpeza, escolas, dentre outras.

Soninha Francine (PPS)
Precisamos melhorar aposentadorias do setor público, para que só voltem ao mercado de trabalho aqueles que realmente querem continuar trabalhando (e são muitos), e não aqueles já muito cansados que só buscam trabalho porque precisam complementar sua renda. Para os que ainda têm muito a contribuir com seu conhecimento, talentos e experiências e querem continuar ativos, vamos oferecer atualização e requalificação para colocação no mercado de trabalho e incentivos para que as empresas o façam. Além disso, há muitas áreas no setor público carentes de bons profissionais - muitos aposentados fariam ótimo trabalho nos mutirões de recuperação na Educação, de consultas e exames na Saúde, de atendimento a turistas e assim por diante.

A pergunta do eleitor José Carlos Lopes também foi enviada para os candidatos abaixo:
Anaí Caproni (PCO)
Gabriel Chalita (PMDB)
Fernando Haddad (PT)
José Serra (PSDB)
Miguel Manso (PPL)
Paulinho da Força (PDT)



O Portal da Band não recebeu as respostas até o fechamento desta matéria.

Fonte: Band.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário