"Eu não tenho idade. Tenho vida." (Vânia Toledo)

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Prefeitura comemora Dia Mundial contra Violência ao Idoso

Diário do Jequi
Grupos da 3ª idade fazem caminhada pela conscientização no Dia Mundial contra Violência ao Idoso

Teófilo Otoni (MG) - A Prefeitura de Teófilo Otoni, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Atenção Primária e Referência Técnica da Saúde do Idoso do município, realizou nesta sexta-feira (15), uma caminhada com início na Avenida Luís Boali até a Praça Tiradentes onde aconteceu uma grande concentração no Anfiteatro, com a participação de vários grupos da 3ª idade, que comemorou o “Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa - Rompendo o Silêncio”, comemorado neste dia 15 de junho.

O Dia contra a Violência ao Idoso foi instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas - ONU e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, com o objetivo de propor uma sensibilização mundial, social e política, acerca da existência da violência contra a pessoa idosa, e ao mesmo tempo, disseminar a ideia de não aceitá-la como algo normal.

A prefeita Maria José prestigiou o evento e falou da importância da conscientização contra a violência à pessoa idosa. “Fico feliz em ver a quantidade de pessoas que participaram desta caminhada e chegaram neste evento para dizer não a violência contra o idoso. Graças a Deus que aos poucos as pessoas vão tomando consciência e cada vez mais assumindo a defesa daqueles que sofrem maus tratos” - ressaltou a prefeita.

A geriatra da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Flávia, destacou o quanto é importante a participação da sociedade nesta causa. “Este é o segundo ano que fazemos esta caminhada, no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. É uma forma de alertar a sociedade: chega de violência contra os idosos. Faço parte do Conselho Municipal do Idoso e vejo quantas denúncias tem chegado contra estes, e principalmente a violência financeira. Nós da Coordenação Municipal de Saúde do Idoso, estamos muito preocupados com esta questão, continuaremos com está manifestação para que cada ano tenha mais adesão da sociedade” – destacou Ana Flavia.

Marly de Souza Rocha é fundadora do grupo Renascendo da Terceira Idade, e disse que os idosos não devem suportar violências e sim buscar a qualidade de vida por meio dos grupos. “Quando fundei o grupo da 3ª idade Renascendo achei muitas pessoas desanimadas, tristes que não praticavam exercícios e hoje temos novas expectativas o grupo é muito ativo com pessoas mais alegres”.

Os tipos de violência mais comuns praticados contra população idosa são: abuso físico, maus tratos físicos ou violência física, abuso psicológico, abuso sexual, abandono, negligência e abuso financeiro e econômico.

A concentração contou com a participação dos grupos da 3ª idade, dos PSF’s dos bairros: São Jacinto, Matinha, Bela Vista/Novo Horizonte, Grão Pará, Vila São João/Castro Pires, Manoel Pimenta, Altino Barbosa, Jardim das Acácias/Palmeiras, Vila Pedrosa/Indaiá, Cidade Alta, Vila Barreiros/Jardim São Paulo, Taquara, Funcionários e o Recanto do Frei Dimas e Legião da Boa Vontade - LBV.

A prefeitura agradece o apoio das parcerias para a realização deste evento: Conselho Municipal de Saúde, CREAS, CRAS, Unimed Três Vales, Audiotoni, Tiro de Guerra, SESC, SEST-SENAT, Superintendência Regional de Saúde, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri com a equipe do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Envelhecimento - Nepe, Sedese, Grupo de apoio aos Familiares de Idosos – GAFITO, Amca, Copasa e Indiana.

Fonte: Diário do Jequi (Redação: Hyane Schultz/Fotos: Sérgio Guimarães)

Nenhum comentário:

Postar um comentário