"Eu não tenho idade. Tenho vida." (Vânia Toledo)

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Capacitação de conselheiros de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa acontece até sexta

"O Governo de Mato Grosso promove um importante avanço na conquista dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa com a realização deste evento inédito que oferece conhecimento, capacitação e qualificação para que os conselheiros que trabalham com a pessoa idosa possam desenvolver um trabalho em rede nos municípios do Estado." A avaliação do secretário Paulo Lessa, da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), foi proferida na cerimônia de abertura da 1ª Capacitação de Conselheiros de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, na noite de quinta-feira (21.06), no auditório da Associação dos Municípios Mato-grossenses (AMM).

“A capacitação aumenta a autoestima dos conselheiros e consequentemente a qualidade do atendimento ofertado à pessoa idosa que, por sua vez, passa a sentir maior confiança e segurança no trabalho dos Conselhos Municipais”, destacou o secretário.

De acordo com Paulo Lessa, a capacitação é um marco divisor. Ele lembrou que a expectativa de vida da população saltou dos 45 anos (em 1940), para 74 anos em menos de um século, com tendência de aumentar ainda mais. "Precisamos nos preparar para esse desafio”, argumentou o secretário. Nesse sentido, afirmou que a capacitação representa uma contribuição para assegurar os direitos e a plenitude de vida de todo cidadão idoso no Estado de Mato Grosso.

Paulo Lessa agradeceu o empenho da secretária adjunta de Direitos Humanos, Vera Araújo, por estar à frente desse relevante trabalho junto à Sejudh e agradeceu também ao presidente do Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Idosa, Wuber Jeferson de Souza Soares, pelo trabalho impecável na gestão da instituição e pelas iniciativas e liderança que exerce junto ao segmento.

A capacitação conta com 300 participantes de todo o Estado e, além dos Conselheiros Municipais, contempla ainda assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais envolvidos diretamente com a pessoa idosa em Mato Grosso.

Segundo o presidente do Conselho Estadual, Wuber Jeferson de Souza Soares, dos 141 municípios no Estado, 71 já instalaram Conselhos Municipais de Defesa da Pessoa Idosa. “Em função da rotatividade dos membros, é preciso promover a capacitação para que todos conheçam os objetivos e atribuições dos conselhos do idoso, nas três esferas de governo”, esclareceu.

Ele reconheceu o esforço da Sejudh no alcance das conquistas e disse que o Conselho Estadual continuará trabalhando para atingir a meta de implantar conselhos municipais de Direitos da Pessoa Idosa na totalidade dos municípios de Mato Grosso e ainda ampliar a qualidade do atendimento nos conselhos já existentes.

A cerimônia de abertura da capacitação contou com apresentação do “Coral da Melhor Idade Mestre Albertino”, regido por Luciene Morais. A palestra de abertura teve como tema o Estatuto do Idoso e foi ministrada pelo Conselheiro Estadual e também secretário adjunto de Assistência Social da Saas/MT, José Rodrigues Rocha Júnior.

A programação se estende até sexta-feira (22.06), com ampla abordagem dos temas pertinentes a esse tipo de atendimento personalizado. Entre os assuntos, estão em pauta o Estatuto do Idoso, rede de atendimento, violência contra a pessoa idosa, inter-relacionamento saudável do idoso com o seu entorno, importância dos Conselhos Municipais, gestão e orçamento das instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário