"Eu não tenho idade. Tenho vida." (Vânia Toledo)

terça-feira, 22 de maio de 2012

Atividade física na terceira idade melhora condicionamento e evita depressão

Melhora da capacidade cardiorrespiratória, equilíbrio corporal, fortalecimento dos músculos e controle do peso. Esses são apenas alguns dos benefícios da atividade física na terceira idade, de acordo com a fisioterapeuta do Hospital VITA Batel, Raphaela Macchi. "Além de tudo isso, os exercícios também combatem a depressão e aumentam a autoestima, por conta da liberação de substâncias que trazem bem-estar e aliviam o estresse", avalia a especialista, que será ministrante de palestra gratuita sobre o tema, no próximo dia 26, a partir das 8h30, no VITA Batel.

Os idosos estão procurando cada vez mais as aulas de ginástica - segundo informações da Associação Brasileira de Academias (Acad) divulgadas no início do ano, 30% do público é composto por pessoas com idade acima dos 60 anos. "Esse boom não pode vir desacompanhado dos cuidados básicos que os idosos devem ter na hora de se exercitar", alerta. Dentre eles, Raphaela recomenda acompanhamento médico, especialmente antes de iniciar as atividades para verificar possibilidades e limitações, e também intensidade moderada dos exercícios em dias úmidos ou quentes, pois a regulação da temperatura corporal é menos eficiente entre essa população.

A modalidade dos exercícios vai de acordo com o perfil físico do idoso. "Atividades física de resistência, como musculação, são recomendadas duas vezes por semana para a maioria", cita a fisioterapeuta. Alongamentos, corridas, caminhadas, natação, ioga e andar de bicicleta também são indicados, sempre sem exageros e de acordo com as capacidades físicas do indivíduo e preferências pessoais.

Uma palestra ao mês - O VITA Batel leva à população uma palestra ao mês por meio do programa "Viver Mais VITA - Melhor Idade". Especialistas do hospital abordam temas relacionados à qualidade de vida, com informações sobre as principais doenças que atingem os idosos em palestras acompanhadas por atividades culturais e físicas de integração e café da manhã. Para se inscrever, basta acessar o site do programa (www.vivermaisvita.com.br) ou ligar para os telefones (41) 3883.8414 e 3883.8465.


Mais informações

Contribuições das atividades físicas nos idosos
- Físicas: equilíbrio; reflexos; capacidade motora; controle da diabetes, artrite e doenças cardíacas; controle da densidade óssea e do peso e fortalecimento dos músculos.
- Mentais: combatem a depressão e aumentam a autoestima.

Terceira idade - Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, no Brasil, são quase 21 milhões de pessoas com mais de 60 anos, ou seja, 7,3% dos habitantes do país. No mundo, o número de idosos com idade acima dos 65 anos era de 506 milhões em 2008, segundo o Departamento do Censo dos EUA. A entidade prevê que a terceira idade componha 14% da população global em 2040.


Serviço
Programa "Viver Mais VITA - Melhor Idade"
Palestra "Atividades Físicas na Terceira Idade"
Quando: sábado, 26 de maio, a partir das 8h30
Onde: CEVITA - Centro de Estudos do VITA Batel - Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.896 - Batel - Curitiba - PR
Entrada gratuita (vagas limitadas)
Informações e inscrições: (41) 3883.8414 ou 3883.8465 www.vivermaisvita.com.br

Fonte: Paran@shop

Nenhum comentário:

Postar um comentário