"Eu não tenho idade. Tenho vida." (Vânia Toledo)

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Atividades em Piracicaba marcam o Dia Mundial do Parkinson nesta 4ª

Palestras e atrações culturais compõem a programação totalmente gratuita. Ação é organizada pelo curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera.

Evento marca Dia Mundial da Doença de Parkinson
(Foto: Divulgação/Faculdade Anhanguera)
Piracicaba (SP) - A Faculdade Anhanguera de Piracicaba promove, nesta quarta-feira (11), Dia Mundial da Doença de Parkinson, um evento com palestra, exposição, atividades lúdicas, música e, principalmente, informações sobre esta doença, que apenas no Brasil tem mais de 200 mil portadores, segundo dados do Ministério da Saúde. Toda a programação é gratuita e aberta ao público. O encontro, organizado pelo curso de Fisioterapia, será realizado no anfiteatro da instituição, das 15h às 18h.

“É preciso conhecer e principalmente reconhecer a Doença de Parkinson, pois só dessa maneira é possível a realização de um tratamento precoce e eficaz. Além de marcar a data, nosso objetivo é mostrar que os parkinsonianos podem ter uma vida mais ativa e independente, sem preconceitos”, explica a professora Maria Thereza Munhoz Severi, coordenadora do curso e supervisora da Clínica de Fisioterapia da Anhanguera de Piracicaba.

Atrações

O evento também contará com apresentações do coral da Associação de Parkinson de Piracicaba, atividades lúdicas simulando ações do dia-a-dia e uma palestra sobre superação com a dermatologista Ceres Regina Domingues Franco. Trabalhos feitos em óleo sobre papel do artista plástico João Bonetti, que tem a doença de Parkinson, também estarão expostos na faculdade.

Parkinson

A Doença de Parkinson é uma perturbação degenerativa progressiva do sistema nervoso, sem causa conhecida, caracterizada pelo tremor em repouso, lentidão na iniciação de movimentos e rigidez muscular. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1% da população com mais de 65 anos tem a doença. São pelo menos quatro milhões de portadores no mundo e a estimativa é que esse número dobre até 2040, em decorrência do aumento da expectativa de vida da população.

Fisioterapia

Embora a terapia farmacológica seja base do tratamento, a fisioterapia também é muito importante, ela diminui a progressão e os sintomas da doença. A fisioterapia envolve os pacientes em seu próprio atendimento, promove o exercício, mantém ativos os músculos e preserva a mobilidade.

A Clínica Escola de Fisioterapia da Anhanguera de Piracicaba, localizada na própria faculdade, realiza atendimentos gratuitos, inclusive em instituições. Para ser atendido, o paciente precisa agendar um horário já com o encaminhamento médico em mãos. A triagem é realiza na própria clínica, que funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Mais informações pelo telefone (19) 3428-1237 – ramal 44.

Serviço

Dia Mundial da Doença de Parkinson
Evento Gratuito
Data: quarta-feira (11)
Horário: das 15h às 18h
Local: Faculdade Anhanguera de Piracicaba (Rua Santa Catarina, 1.005, Água Branca)
Informações: (19) 3428-1237 – ramal 44

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário