O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou em 2011 que a expectativa de vida do brasileiro é de 73,7 anos. Entretanto quem quer chegar a essa idade precisa ter um envelhecimento saudável que consiste na busca pela qualidade de vida por meio de uma dieta equilibrada e prática de atividades físicas diárias.
“Quando a pessoa atinge a terceira idade (65 anos) deve pensar que os seus ossos vão enfraquecendo, por isso deve perder a vergonha e procurar uma academia, porque com a musculação é possível fazer que os ossos fiquem mais fortes. Mas é necessário saber o limite e ter em mente que cada um precisa de uma série de exercícios específicos”, diz o educador físico, Bruno Rótolo Floriano, 25 anos.
Foi pensando em ter uma vida mais saudável que a aposentada Araci Selegato de Freitas, 80 anos, mãe de um filho e avó de dois netos, tomou a iniciativa e começou a frequentar a academia e fazer seus exercícios específicos.
“Tive fibromalgia e o médico me aconselhou a fazer academia, pois precisava de realizar alongamentos e exercícios físicos adequados. E realmente depois disso minha saúde melhorou muito e estou com mais disposição. Entretanto é claro que a gente fica com receio quando vai iniciar, porque não conhece o ambiente”, relata Araci de Freitas.
Atividades como caminhadas ajudam a manter a capacidade cardiorrespiratória e diminuem a perda de massa óssea, que acaba acontecendo com o passar do tempo, e potencializa-se a partir dos 50 anos.
“A maioria das pessoas que entram na terceira idade e fazem uma atividade física tem uma vida mais saudável, mas digo que primeiramente precisamos ver a saúde e em seguida a estética. Acredito que grande parte das pessoas que frenquentam a academia são da terceira idade, o que faz que desenvolvamos projetos e exercícios específicos para eles”, conta Bruno Floriano.
Ainda segundo Floriano, as pessoas não precisam ter receio de que não darão conta dos exercícios, porque os mesmos serão programados dentro de seus limites. E também acontecerá uma avaliação para que nada de errado seja colocado na série de exercícios da pessoa.
O educador físico é quem cuida da série de exercícios da Dona Araci Selegato, que acredita ter sido os exercícios que permitiram ela ter um apetite bem maior. “Sempre me alimentei de forma saudável, mas o apetite é bem maior após ter iniciado a academia. Também tem o Bruno [Rótolo Floriano] que é um amor de menino e sempre está me descontraindo para fazer toda a série de exercícios”, conta, entusiasmada, Araci Selegato.
E Floriano avalia que Dona Araci tem evoluído a cada dia, inclusive fazendo todos os exercícios que são passados por ele. “A Dona Araci quando entrou na academia fiquei até assustado, porque ela não conseguia fazer completamente nada. Aos poucos e com o cuidado de cada dia ela foi me surpreendendo mais. É uma aluna determinada, chegou quase sem andar, não mexia as pernas e hoje ela faz todos os exercícios, servindo de exemplo para diversas pessoas”, relata o educador físico da academia Rit Fitness Center.
O exercício físico regular melhora a qualidade e a expectativa de vida do idoso, ajudando nas atividades diárias da vida. A saúde na terceira idade depende também dos cuidados no passado, além da alimentação. Entretanto, é possível ainda reverter os efeitos do passado.
Fonte: A Tribuna Regional
Nenhum comentário:
Postar um comentário