"Eu não tenho idade. Tenho vida." (Vânia Toledo)

quinta-feira, 1 de março de 2012

Terceira idade tem centro de atendimento prioritário

O principal objetivo é o resgate da cidadania plena, da autoestima, da socialização
Barra Mansa (RJ) - Olhando da rua, parece uma pequena casa, onde alguns idosos fazem atividades manuais, mas, no interior, o Centro de Referência do Idoso se mostra bem mais do que isso. A informação é que atuam ali mais de 30 profissionais, entre eles médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, psicólogos, musicoterapeutas, fisioterapeutas, nutricionistas, professores e assistentes sociais.

Segundo a coordenadora do Núcleo Social do Idoso, Letícia Carvalho Rosas Loesch, no local são desenvolvidas diversas atividades e oferecidos atendimentos que visam à melhoria da qualidade de vida dos idosos. “O principal objetivo é o resgate da cidadania plena, da autoestima, da socialização, garantindo sua participação na comunidade e possibilitando a interação entre os idosos”, informou.

Letícia diz, ainda, que a finalidade dos grupos de convivência formados no Centro é contribuir para que os idosos busquem a sua autonomia e um envelhecimento ativo e saudável, ocupando seu tempo ocioso com atividades e evitando, assim, o isolamento e a exclusão social. “A cada dia, a população idosa cresce. Então, é importante que o idoso pratique essas atividades”, comentou.

O Centro de Referência, que fica na Rua Abdo Felipe, 22, no bairro Ano Bom, oferece atendimento a todos os idosos da cidade. De acordo com a coordenadora do setor de Saúde do Centro do Idoso, Ana Maria de Paula Calderoni, cerca de 200 pessoas circulam na unidade por dia e, de2010 a2011, o trabalho na prevenção ocasionou a diminuição do atendimento ambulatorial.

“O trabalho do Centro traz economia para o SUS. Ainda estamos pensando em uma maneira de fazer um levantamento, mas, tenho certeza que o número de internações de nossos usuários diminuiu uns 30%. Percebemos que aquele paciente que participa das atividades se desenvolve. Uma idosa que mal conversava está dançando, com brilho nos olhos. Gente que não saía de casa tem alguém para conversar, para convidar para tomar um café”, comentou a coordenadora.

Podem ser atendidos no Centro maiores de 60 anos. O grupo de diabetes, que tem mais de dois mil cadastrados, porém, não tem limite de idade. Segundo Ana Maria, 2011 fechou com 9.482 pessoas cadastradas no Programa do Idoso, do setor de Saúde, e outras 751 no grupo do Alzheimer.

“Destaco a importância do programa de Alzheimer. Oitenta por cento recebem remédios de alto custo, que seguram a demência. Uma caixa que dá para sete dias custa mais de R$170”, comentou Ana Maria, após expor alguns números de atendimentos inscritos no relatório de 2011. “Foram feitas 14.463 consultas ambulatoriais, 15.443 aferições de pressão, 2.697 testes de glicemia capilar”, citou.

Além do atendimento em saúde, a área social tem quase 2,5 mil cadastrados. “Hoje, são sete turmas de artesanato com 12 alunos”, exemplificou Letícia. O Centro, que existe desde 19 de dezembro de 2005, tem quatro consultórios médicos, cozinha para as aulas de culinária, sala de artesanato e corte de cabelo. “Nós queremos montar uma biblioteca e oferecer atendimento odontológico. O espaço, porém, já não comporta. A demanda é muito grande”, diz Ana Maria.

Serviços oferecidos pelo núcleo social do idoso
- 2ª via de documentos (certidões de casamento, nascimento, carteira de identidade), em parceria com a Defensoria Pública.

- Programa de doação de óculos;

- Oficinas de pintura em tecido, tricô, crochê, E.V.A., bordados e culinária;

- Corte de cabelo (gratuito);

- Aula de danças: curso básico de dança;

- Atendimentos sociais: acolhimento de denúncias, realização de visitas domiciliares e realização de reuniões familiares; e após avaliação primária, se houver necessidade de atendimento ou acompanhamento da rede de referência, seja no âmbito social ou relativo à saúde do idoso.

- Orientação e preenchimento do benefício de prestação continuada (BPC – Loas);

- Cartão de gratuidade para estacionamento (parceria com a Coortran).

Documentos necessários para os serviços:
2ª Via de Documentos: Cópia de comprovante de residência, comprovante de renda ou declaração da Associação de moradores, documento de identidade e certidão de nascimento ou casamento.

Obs: Renda mensal de até um salário mínimo.

Doação de Óculos: Cópia de receita médica do SUS, comprovante de residência, comprovante de renda ou declaração da Associação de moradores, documento de identidade.

Obs: Renda mensal de até um salário mínimo.

Preenchimento do BPC – Loas: Cópia de comprovante de residência, declaração da Associação de Moradores, documento de identidade, certidão de nascimento ou casamento, cartão do SUS, título de eleitor, CPF, carteira de trabalho, PIS.

Obs: documentos do requerente e também das pessoas que residem na mesma casa.

Cartão de Estacionamento Gratuito: Cópia de comprovante de residência, carteira de habilitação, documento do veículo, e duas fotos.

Aulas de trabalhos manuais: Apresentar a identidade e comprovante de residência.

Obs: Turmas às segundas, terças, quartas ou sextas-feiras.

Aulas de Culinária: Apresentar a identidade e comprovante de residência.

Obs: Turmas às quintas-feiras, das 8 às 11 horas.

Corte de Cabelo Gratuito: Apresentar a identidade e comprovante de residência.

Obs: Atendimento às terças-feiras, das 14 às 16 hoas – por ordem de chegada (pegar senha a partir das 13 horas).

Curso Básico de Dança: Apresentar a identidade, comprovante de residência e atestado médico.

Obs: Às quartas-feiras, das 15 às 17 horas.

Fonte: A Voz da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário