Atendimentos médicos e atividades físicas ajudam na saúde de idosos em Barra Mansa
Rio de Janeiro (RJ) - Um espaço onde estão concentrados os movimentos da dança de salão, a leveza e o equilíbrio do Tai Chi Chuan e o relaxamento dentro das águas com hidroginástica e natação. Esse local em Barra Mansa é voltado para o público da Terceira Idade e tudo de forma gratuita. O Centro de Lazer Feliz da Vida completa três anos de funcionamento em 2012. Nesse período, os cerca de mil frequentadores mensais já relatam como as atividades físicas podem fazer a diferença no corpo e na alma.
O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, João Luiz Cuntin de Rezende, destacou que as atividades físicas, principalmente com a utilização das Academias da Terceira Idade, contribuíram em fatores significativos para a melhora da saúde do idoso em Barra Mansa.
“Há relatos de muitos idosos que diminuíram ou acabaram com as dores articulares, de cabeça e musculares; diminuíram ou interromperam o uso de medicamentos; melhoraram o sono; deixaram de frequentar ou diminuíram a frequência à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h; aumentaram o círculo de amizades; perceberam melhora na qualidade de vida e têm recebido apoio de familiares”, destacou.
Para a aposentada Maria de Lurdes Viana, o importante é socializar. “Quando a gente faz os exercícios a gente cuida do corpo. Eu diminuí o gasto com remédio para dor”.
De acordo com o prefeito Zé Renato, um dos objetivos do Centro de Lazer é justamente este: melhorar a qualidade de vida. “Uma das metas do Centro é reduzir os gastos dos pacientes e do município com remédios e atendimentos de doenças que podem ser evitadas pelas práticas oferecidas no local”.
Fonte: O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário