"Eu não tenho idade. Tenho vida." (Vânia Toledo)

quinta-feira, 29 de março de 2012

Inicia amanhã o “Moderna Idade - a Terceira Idade no século XXI”


Porto Alegre (RS) - Nos dias 30 e 31 de março, o Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, receberá a primeira edição do evento “Moderna Idade - a Terceira Idade no século XXI”. Oficinas, palestras e seminários constam na programação do encontro, que é voltado às pessoas com mais de 60 anos. O Moderna Idade é uma realização conjunta da AGeventos, do Sindihospa e do Sesc/ Sistema Fecomércio-RS, com o apoio do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS. A entrada é mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.

Segundo o IBGE, o número de habitantes com 60 anos ou mais no país, em 1991, era de 10,7 milhões, correspondendo a uma população de idosos maior que a de vários países da Europa, como Inglaterra e Portugal, entre outros. As conseqüências dessas mudanças se fazem sentir, a princípio, na economia e, em seguida, nas esferas social, política e cultural. É realidade que estamos envelhecendo e nos cabe decidir como queremos lidar com esta nova configuração de nação.

Levando em consideração todos estes dados, a AGeventos, o Sindihospa e o Sesc/ Sistema Fecomércio-RS, com o apoio do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, estão realizando o evento “Moderna Idade”. O projeto nasceu da necessidade e da vontade de adotar novas estratégias de relacionamento e de investimento, que atendam às especificidades dos idosos e de seu momento de vida.

“Moderna Idade” tem apoio do Sesc/ Sistema Fecomércio-RS: Responsável pelo programa Maturidade Ativa, o Sesc/ Sistema Fecomércio-RS realizará oficinas temáticas que visam promover um intercâmbio de saberes. Segundo Mári Estela Kenner, gerente de Saúde do Sesc/RS, a intenção é conscientizar o idoso quanto à importância das atividades físicas, sociais e intelectuais. "Acreditamos que a terceira idade deve aprender a valorizar cada vez mais suas experiências de vida, realizando trabalhos comunitários, projetos, tendo sonhos e ambições intelectuais. É preciso que se crie um novo significado social para o envelhecimento", enfatizou a gestora. Os presentes ao encontro poderão, por exemplo, participar de uma oficina da memória, de ginástica chinesa, atividades circenses ou ainda de um espaço para desenvolver trabalhos manuais. As oficinas terão duração de uma hora cada e serão monitoradas e orientadas.

A programação completa do “Moderna Idade - a Terceira Idade no século XXI” pode ser conferida no site http://www.modernaidade.com.br/.

SERVIÇO:

Moderna Idade, a Terceira Idade no século XXI

Local: Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre

Dias: 30 e 31 de março

Entrada: Doação de um quilo de alimento não perecível.



Fonte: Sistema Fecomércio-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário