Talvez ainda não seja possível evitar o envelhecimento, mas podemos envelhecer com saúde, dignidade e autonomia física e mental. É o que afirma Dr. Mohamad Barakat, nutrólogo, Máster em Ciências Anti envelhecimento e especialista em metabologia e fisiologia do exercício e fundador do Instituto de Medicina Integrada e especialista em medicina preventiva.
Barakat explica que a palavra-chave é prevenção, assim, escolher o que comer, praticar atividades físicas e trabalhar para eliminar o estresse do dia a dia são medidas simples, mas que garantem chegar aos 60, 70, 80 anos com qualidade de vida. “A medicina anti aging atua para que possamos fazer com que essa fase deixe de ser sinônimo de doenças e dependência”, completa o especialista.
A medicina anti aging entra para detectar, prevenir e equilibrar as pausas do sistema hormonal e nutricional e inclui reposição hormonal por meio de hormônios bioidênticos, dieta alimentar adequada e prática de exercícios. A idade certa para começar a reposição hormonal varia bastante, de acordo com cada indivíduo, já manter uma alimentação adequada e praticar atividades físicas devem ser regra para quem deseja ter uma viver de maneira saudável.
Além disso, o médico destaca que exercícios físicos são importantes ferramentas no tratamento de doenças como osteoporose, osteoartrose e artrite reumatoide e que é notável o aumento da frequência de pessoas com mais de 60 anos nas academias de ginástica nos últimos dez anos. “Hidroginástica pode ser o suficiente para alguns, mas com acompanhamento profissional, até mesmo a musculação pode ser praticada e com ótimos resultados, já que o fortalecimento da musculatura reduz a sobrecarga na articulação, diminui a dor e recupera a amplitude dos movimentos.”, finaliza Barakat.
Fonte: Revista Fator
Nenhum comentário:
Postar um comentário