"Eu não tenho idade. Tenho vida." (Vânia Toledo)

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Aulão de ginástica coloca 500 idosos para se mexer

A quadra poliesportiva da Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Itaboraí, ficou lotada para a divertida ginástica que professores de educação física realizaram com cerca de 500 idosos em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro. Acompanhado de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, vovôs e vovós puderam se “aquecer” durante uma pequena caminhada.

Iria Mazetto, 87 anos, mãe de sete filhos, oito netos e três bisnetos, era uma das mais empolgadas com a aula. Usando uma bengala por conta de uma fratura na perna direita ocasionada por um atropelamento, a aposentada não parava de se mexer e dançar. “Faço exercícios duas vezes por semana na sede do projeto Conviver com Idoso. Às vezes, sinto uma dorzinha, mas não me deixo abater. Se a gente ficar parada, a coisa pode ficar pior”, afirma.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem 22.409 moradores com mais de 60 anos de idade – 18 idosos acima dos cem anos. "O dado serve de alerta para que o governo e a sociedade se preparem para essa nova realidade não tão distante. Os idosos estão cada vez mais ativos e cuidando mais da saúde. Eles buscam novas formas de viver a vida com mais alegria e disposição”, afirma a coordenadora do programa de Saúde do Idoso, Vânia Rogéria Ferreira.

Após nove filhos, 11 netos, três bisnetos, Marina Aniceto Penetra, 69 anos, caminha e pratica exercícios físicos há nove, desde que se descobriu hipertensa. “Apesar deste probleminha, me sinto bem quando pratico ginástica. As aulas são bastante dinâmicas e fogem da monotonia. Estes tipos de eventos são importantes para mostrar que ainda temos muito a contribuir”, destaca.

Nesta quarta e quinta-feira (28 e 29/09), a coordenação do programa Saúde do Idoso irá acompanhar ações promovidas nas unidades de saúde da família espalhadas pelo município. E na sexta-feira (30/09), das 9h às 17h, a Associação da Maior Idade, que fica na Rua João Caetano, nº 71, Centro, será palco de apresentações de dança do projeto Conviver com Idoso e do coral da maior idade. À tarde, o Teatro Municipal João Caetano (Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 303, Centro) recebe a peça “Um bar chamado Samba”, finalizando com um grande baile.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário