Por Natalia Castro
Rio de Janeiro (RJ) - Bem-humorado, Orlando Drummond trata logo de fazer uma brincadeira com a repórter, por telefone:
- Não sou mais o Orlando, minha filha. Sou o Seu Peru - diz ele, citando o personagem que começou a interpretar em 1989, na "Escolinha do Professor Raimundo", e encarna até hoje no quadro "Metrô Zorra Brazil", do "Zorra total", nos sábados da Globo.
Porém, engana-se quem pensa que Seu Peru é o único tipo memorável do ator. Aos 91 anos de idade - prestes a completar 92 em 18 de outubro -, Orlando comemora um feito para poucos: no próximo sábado, festeja 70 anos de carreira. O início, ele relembra, foi como contrarregra na extinta Rádio Tupi. Após ser notado por Paulo Gracindo, então diretor do "Rádio teatro", Orlando criou seu primeiro personagem, uma boneca engraçadinha.
- De lá para cá, já fiz de tudo. Foram muitos papéis. Nem sei quantos - orgulha-se.
E não apenas na frente das câmeras. Quem não reconhece a famosa voz de Orlando na boca de personagens como o Alf, da série "Alf, o Eteimoso", além de Popeye, Gargamel (o vilão dos "Smurfs") e Scooby-Doo, nos desenhos animados? O amigo canino de Salsicha, aliás, levou o dublador a entrar no Guiness Book:
- Dublo o Scooby há 38 anos. Até meu bisneto de 5 anos me chama de Biso-Doo.
Casado há 60 anos, pai de dois filhos e avô de cinco netos - três deles, Felipe, Alexandre e Eduardo, são dubladores -, Orlando afirma que a idade o obrigou a maneirar o ritmo.
- Não posso decorar muito texto. A memória não ajuda - comenta ele, que vai ao Projac para gravar poucas vezes na semana.
Embora se divirta em cena, Orlando sente falta dos quadros de humor escritos por Max Nunes. Em sua opinião, a TV sofre com a carência de bons textos cômicos. Talvez por isso, acompanhe a reprise da "Escolinha", no Canal Viva:
- Adoro rever meu colegas - empolga-se ele, sem pensar em parar: - Enquanto Deus me proteger, vou em frente.
A gente dá o" maiorrapoio"!
Fonte: O Globo - Revista da TV
Nenhum comentário:
Postar um comentário