"Eu não tenho idade. Tenho vida." (Vânia Toledo)

sábado, 23 de julho de 2011

Nova Ubiratã realiza Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Sérgio Edson
Nova Ubiratã


A Prefeitura de Nova Ubiratã (MT) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa realizam neste sábado (23/7), a partir das 7 horas, no auditório da Câmara de Vereadores, a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

A secretária de Ação Social, Fernanda Rossetto, diz que a conferência contará com a participação de diversos representantes da terceira idade e com autoridades públicas. “Haverá diversas etapas de discussão para analisar as políticas sociais do município e eleger dois delegados para a 3ª Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa que acontece entre os dias 12 e 13 de setembro.

A assistente social Fabiana Silva, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e a psicóloga Mônica Corghi Marcelino farão palestras sobre o mesmo tema da conferência possibilitando mais um momento de interação entre a população idosa. “A política social para o idoso é um desafio que o município tem que cumprir para assegurar um envelhecimento digno”, destaca Fernanda.

Conforme o prefeito Osmar Rossetto (Chiquinho – PT), o objetivo do evento – que terá como tema “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil” – é mobilizar a população do município, especialmente a idosa, para a conquista de um envelhecimento digno.

Chiquinho avalia que não se concebe uma sociedade que não tem projetos reais para os idosos. “Por isso, nada mais justo do que existir uma organização que busque investimentos e ofereça aos idosos uma vida mais dinâmica. Um evento como esse é necessário pelo reconhecimento do poder público sobre o poder que os idosos têm na composição do próprio município”, ressalta.

As palestras abordarão quatro eixos temáticos: Envelhecimento e Políticas de Estado: Pactuar Caminhos Intersetoriais; Pessoa Idosa: Protagonista da Conquista e Efetivação de seus Direitos; Fortalecimento e Integração dos Conselhos; e Diretrizes Orçamentárias, Plano Integrado e Orçamento Público.

A Conferência é destinada aos próprios idosos, órgãos que trabalham a política da pessoa idosa e comunidade em geral. “A participação de todos será importante para o debate de propostas que facilitem o dia-a-dia da terceira idade, ressaltando as necessidades de cada um e traçando políticas públicas que atendam aos anseios da pessoa idosa”, pondera Fernanda Rossetto.

Na abertura do evento haverá apresentações culturais do Coral da Terceira Idade de Nova Ubiratã e das crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

Fonte: 24 Horas News

Nenhum comentário:

Postar um comentário