"Eu não tenho idade. Tenho vida." (Vânia Toledo)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Prevenção de Quedas na Terceira Idade

Semana Mundial de Prevenção de Quedas na Terceira Idade

Os acidentes são a quinta causa de morte entre os idosos e as quedas são responsáveis por dois terços destes eventos, segundo a pesquisadora e professora do Programa de Mestrado em Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Monica Perracini. De acordo com dados reunidos por ela com 1667 idosos, no Brasil cerca de 29% deles caem ao menos uma vez ao ano e 13% caem de forma recorrente. No acompanhamento realizado durante dois anos, somente 52% dos idosos não relataram nenhum evento de queda. Segundo levantamento do Ministério da Saúde, o número de internações de idosos na rede pública em razão de fraturas do fêmur, causadas principalmente por quedas, cresceu 37% entre 2000 e 2007.

Existem vários fatores de risco, entre eles: a idade avançada, ter sofrido uma ou mais quedas no último ano, apresentar problemas de visão e tontura, fazer uso de medicações para dormir,além de problemas com o equilíbrio. Com o avanço da idade, existe um envelhecimento de várias estruturas relacionadas ao equilíbrio corporal, como o labirinto, os órgãos responsáveis pela sensibilidade corpórea e a diminuição da visão. O envelhecimento desses três sistemas associado a algumas doenças crônicas, como a osteoartrose e a diabetes, pode causar desequilíbrio corporal e favorecer as quedas.


Segundo a fisioterapeuta, alguns fatores ajudam a evitar uma queda. São eles: realizar atividade física mantendo uma boa força muscular e bom equilíbrio corporal, ir ao oculista regularmente e se certificar que está enxergando o melhor possível, não usar medicações sem orientação médica, manter-se ativo, evitar comportamentos arriscados como subir em banquinhos e ficar atento aos perigos do ambiente em casa e na rua.

Fonte: Blog Melhor Idade - Ana Maria Penteado

Nenhum comentário:

Postar um comentário